Receita Federal sedia evento com painel sobre uso de blockchain no controle alfandegário

Receita Federal do Brasil começa evento nesta terça-feira (12) para discutir as principais inovações que impactam o fisco nacional.

A Receita Federal do Brasil informou que o Rio de Janeiro sediará o maior evento da Organização Mundial das Aduanas (OMA). A World Customs Organization’s Technology Conference & Exhibition 2024 acontece de 12 a 14 de novembro na capital carioca.

O evento vai explorar como a inovação e a tecnologia podem apoiar as Alfândegas no desempenho de suas funções de facilitação do comércio, proteção da sociedade e arrecadação de receitas, ao mesmo tempo em que colocam as pessoas no centro do processo de transformação digital.

Durante três dias de evento no Riocentro, na Barra da Tijuca, são esperados mais de 70 palestrantes, mais de 1.500 participantes e vários expositores.

Em paralelo com a conferência será realizada uma exposição, que oferecerá amplas oportunidades de networking e de ampliação de conhecimento com informações detalhadas sobre as mais recentes soluções tecnológicas disponíveis no mercado. Com informações da RFB da última segunda-feira (11).

Receita Federal sedia evento internacional que terá painel sobre o uso da tecnologia blockchain no controle alfandegário

Em um painel agendado para a próxima quarta-feira (13), a Receita Federal sedia um debate sobre o uso da tecnologia blockchain no controle alfandegário.

Participam do debate Louise Wiggett (Global Trade Solution (GTS) – CEO & Founder), Ahmad Zaki (MTSC ISO), Patrick Vlačič (Cargo X & UL FPPVice President (Legal)), Winfred Musili (Kenya Revenue Authority Supervisor) e Khalid AlMarzooqi (UAE Customs, Abu DhabiDirector of Development and Strategic Planning Division).

O painel “Revelando o poder do Blockchain: Transformando as operações alfandegárias para uma facilitação comercial perfeita” deixa claro que a globalização e redes comerciais complexas exigem novas tecnologias para melhorar.

Em uma era de rápida globalização e redes comerciais complexas, o futuro da Alfândega e das cadeias de suprimentos está pronto para a transformação. As principais tendências e tecnologias estão remodelando o cenário, prometendo maior eficiência, transparência e segurança. A tecnologia Blockchain tem imenso potencial para os processos da Alfândega. A criação de um livro-razão digital descentralizado e à prova de violação garante transparência e confiança. Esta sessão explorará como as autoridades alfandegárias podem alavancar o blockchain para melhorar a conformidade, facilitar o comércio, detectar fraudes e como o blockchain pode permitir opções de logística mais ecológicas“, diz a descrição do evento.

Veja abaixo o vídeo de apresentação do evento.

Tecnologia das criptomoedas como confiança de dados

A tecnologia blockchain surgiu na prática após a chegada do bitcoin e outras criptomoedas, que despertaram novos casos de uso. Atualmente reconhecida como um protocolo de confiança de dados, a blockchain tem ganho adeptos entre países e empresas.

Contudo, muitos utilizam bancos de dados distribuídos, os chamados DLTs, que não funcionam de forma similar a blockchain, esta última que é descentralizada. De qualquer forma, o novo evento sediado pela RFB no Brasil mostra o interesse mundial neste tema.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias