Reforma Tributária pode apresentar Bitcoin para brasileiros?

Crise brasileira com a nova Reforma Tributária?

Siga no

Tramita no âmbito politico brasileiro uma nova reforma que poderia alterar o impacto da tributação feita pelo estado. Entretanto, para Paulo Skaf, a Reforma Tributária como está sendo discutida poderia apresentar o Bitcoin e demais criptomoedas para os brasileiros. Isso seria uma realidade caso as novas regras de tributação forem criadas de forma arrojada para a população.

Isso porque, para as pessoas que utilizassem criptomoedas em suas transações, os impostos poderiam ser sonegados. Entretanto, para quem optasse por continuar utilizando Real, a conta seria de acordo com a nova reforma. Essa opinião foi compartilhada por Paulo Skaf, empresário e presidente da Fiesp.

Reforma Tributária em discussão pode apresentar Bitcoin e criptomoedas para brasileiros?

A Reforma da Previdência está sendo uma das principais pautas do governo brasileiro em seu início. Entretanto, a Reforma Tributária já começou a ser discutida por deputados.

A Reforma Tributária em trâmite, possui amplo apoio dos deputados, segundo apurou Andréia Sadi em sua coluna. Ao que tudo indica, após a finalização da pauta Previdência o que virá a ser foco é a Tributária. A proposta tributária em discussão também tem apoio de empresários do Instituto Brasil 200, que concordam com as novas regras.

Entretanto, para Paulo Skaf, em matéria divulgada pela Folha de São Paulo em 24 de julho, a nova reforma não tem força no congresso. Além disso, Skaf chamou de “marketagem e enganação a nova proposta tributária”.

Reforma em discussão vai ajudar criptomoedas?

Em entrevista, Skaf disse que certamente irá apresentar ao Ministro Paulo Guedes sua proposta. Isso porque para ele, a nova reforma tem que ser para simplificar, baratear e agilizar os processos. Na visão de Skaf, a tributação não pode impedir o Brasil de ser um país competitivo.

Além disso, Skaf disse que com alta tributação a população poderia recorrer às criptomoedas. Certamente, nesse cenário, quem realizasse transações com Bitcoin e criptomoedas poderia ficar isento de impostos. Finalmente, Skaf disse que em um cenário do tipo, seria muito injusto com a população que utilizasse reais (R$) no cotidiano.

Cabe o destaque que o presidente do Instituto Satoshi Nakamoto recentemente afirmou que a associação de crimes com o Bitcoin é desonesta. Com isso, o Bitcoin é um meio de se proteger de cenários de crise, como na Venezuela, por exemplo. Nesse sentido, o Bitcoin pode ser uma realidade para os brasileiros que estão de olho nas novas regras de tributação. Caso essas sejam mais que o condizente com a realidade, certamente o Bitcoin poderá brilhar para o Brasil.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Departamento de Tesouro dos Estados Unidos

Departamento do Tesouro dos EUA quer ferramenta para rastrear Bitcoin

A agência dos Estados Unidos responsável pela implementação de sanções contra empresas, parte do Departamento do Tesouro, quer uma ferramenta capaz de rastrear o...
Polícia investiga negócio de criptomoedas no ES

Corretora cripto é alvo de operação policial por fraude bilionária

A polícia da Coreia do Sul realizou uma operação em diversos escritórios de uma corretora de criptomoedas após a empresa ter sido acusada de ser...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias