A ascensão das inteligências artificiais está preocupando tanto o setor privado quanto o público. Enquanto a Meta emitiu um alerta nesta quarta-feira (4) sobre malwares se passando pelo ChatGPT, reguladores do estado do Texas estão tentando derrubar uma criptomoeda que também está aproveitando essa tendência para fazer vítimas.
A criptomoeda em questão é a TruthGPT Coin (TRUTH). Em resumo, a ordem de cessação e desistência de emergência sinaliza que o projeto está falsamente usando o nome de Elon Musk como se o bilionário a estivesse provendo.
Tal história começou com um tuíte de Musk em fevereiro. Na data, o empresário deu pistas de que estaria criando um concorrente ao ChatGPT, mas focado na verdade (truth, em inglês).
“O que precisamos é o TruthGPT.”
What we need is TruthGPT
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2023
Golpistas tiraram tuíte de contexto e criaram uma nova criptomoeda
Segundo o documento dos reguladores texanos, os criadores da TruthGPT Coin não apenas estão usando o nome de Elon Musk para endossar o projeto como também estão prometendo ganhos astronômicos aos investidores.
“Esses produtos incluem o TruthGPT Coin, um ativo digital supostamente alimentado por um modelo de inteligência artificial conhecido como Elon Musk AI”, aponta a ordem. “Eles estão alegando que o TruthGPT Coin serve como o “Consultor Definitivo de Investimentos em Criptomoedas com Inteligência Artificial” e os compradores do TruthGPT Coin podem ganhar até 1000x seu investimento principal.”
Através das redes sociais do projeto, é possível encontrar algumas referências dessas menções. Como exemplo, a página do projeto retuíta postagens de Musk sobre IA. Indo além, até oferece recompensas para quem chamar a atenção do bilionário.
“É tudo uma questão de entender a $TRUTH (verdade) do universo. Com tudo o que está por aí, a verdade pode ser ofuscada e obscurecida por puro mito”, aponta a postagem. “O TruthGPT é necessário; uma verdade máxima em busca de I.A. Vamos fazer com que Elon, o inovador da ideia, interaja conosco.”
Já em outro tuíte, uma foto de Elon Musk aparece ao lado do nome TruthGPT em um painel publicitário. Um tanto irônico para um projeto que é focado na verdade.
“A campanha da Truth já está no ar, como pode ser visto fora da sede da SpaceX. Este é apenas um de muitos, procure a $TRUTH em sua área.”
Apesar do uso da imagem do bilionário, o projeto destaca em sua descrição que “não é afiliado a Elon”. No entanto, isso não parece suficiente para convencer os reguladores, três pessoas foram intimadas.