Relatório mostra Bitcoin descolado das bolsas

Apesar do medo continuar em perspectiva!

Siga no
Trader de Bitcoin em Home Office
Trader de Bitcoin em Home Office

Se o Bitcoin (BTC) é realmente um ativo diferente, descolado de bolsas tradicionais e moedas fiduciárias, as últimas semanas deram um nó nos investidores. Isso porque, com a crise financeira, acirrada pela guerra do petróleo e o coronavírus, o Bitcoin teve seu preço depreciado.

Os principais críticos correram para alertar que a moeda virtual não era uma reserva de valor. Tal cenário acirrou a pressão de vendas nas corretoras, visto que pessoas buscaram colocar dinheiro no bolso.

Contudo, um relatório produzido pela Arcane Research volta a dar nó na ideia das pessoas. A explicação é que o Bitcoin não tem ido mal na crise, como muitos afirmam por aí.

Bitcoin pode estar descolado das bolsas tradicionais, mesmo com queda

Publicado na última sexta (20), o relatório da Arcane Research mostra uma realidade interessantes do mercado financeiro mundial, que tenta sobreviver em meio a uma pandemia.

O inimigo do mundo é um só, uma doença nova, da qual não existe tratamento e o isolamento é o método de prevenção mais eficaz. Com tudo parando de funcionar, ficou complicado manter a atratividade a ativos de bolsas e investimentos de risco.

Contudo, o Bitcoin foi colocado na mesma sexta de risco que ativos de bolsas. Além disso, como uma moeda, o Bitcoin foi criticado como sendo altamente volátil nas últimas semanas, fato que a remove do status reserva de valor.

A Arcane Research certamente buscou analisar fundamentos para todas as alegações. Uma delas é o medo de investir em Bitcoin, que continua em um nível alto. Esse fator explica que novos investidores não querem entrar na moeda neste momento.

Medo dos investidores do Bitcoin continua em alta
Medo dos investidores do Bitcoin continua em alta – Reprodução/ArcaneResearch

Mesmo com medo, investidores de Bitcoin perderam menos que aplicadores de bolsas

O Bitcoin certamente foi atingido pelo medo, entretanto, não saiu mal perante investimentos em bolsas tradicionais. De acordo com a Arcane, no ano de 2020 o Bitcoin perdeu cerca de 2% de valor em relação ao dólar.

Já os principais índices de bolsas tradicionais, que refletem investimentos em ações, perderam muito. Um dos mais famosos, o S&P 500, por exemplo, perdeu 26% em relação ao dólar.

Outros que perderam muito valor foram o EURONEXT, FTSE e MOEX, todos com mais que 30% de desvalorizações. Dessa forma, ficaria claro que o Bitcoin pode ter sido ativo mais seguros que bolsas em meio a crise.

Performance anual do Bitcoin está descolado das bolsas tradicionais
Performance anual do Bitcoin está descolado das bolsas tradicionais – Reprodução/ArcaneResearch

Bitcoin se comporta bem frente outras moedas fiduciárias

Em tempos que o Dólar (USD) supera de longe as principais moedas fiduciárias do mundo, o Bitcoin revela um cenário promissor. Enquanto o Real (BRL), por exemplo, perde 20% de valor, o Bitcoin perdeu apenas 2% em relação ao USD.

A moeda que menos perdeu valor foi o Yen Japonês, com 1% de perda. O Yuan chinês também perdeu pouco (1,6%), mostrando um bom comportamento frente ao dólar.

Comportamento das moedas fiduciárias e Bitcoin frente ao dólar
Comportamento das moedas fiduciárias e Bitcoin frente ao dólar – Reprodução/ArcaneResearch

Cabe o destaque que muitos bancos centrais inflaram a oferta de moedas com a crise. Ou seja, o Bitcoin se saiu melhor que várias moedas fiduciárias locais em meio a crise. A Arcane Research destacou que o comportamento do Bitcoin é notável em 2020.

Bitcoin, no entanto, teve uma semana forte. Um investidor estaria melhor segurando bitcoin de 1º de janeiro até hoje do que segurando EUR ou GBP no banco. Bastante notável com a recente queda nos preços do bitcoin.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Miami pode ser a primeira cidade a ter reservas em Bitcoin

O prefeito de Miami, Francis Suarez, vem, desde dezembro de 2020, considerando apostar no Bitcoin para fazer parte das reservas da cidade. Segundo Suarez,...
PayPal e Bitcoin criptomoedas blockchain

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Ações do PayPal podem valorizar 46% “graças ao Bitcoin”, diz analista

Por causa do Bitcoin, o PayPal pode alcançar uma incrível valorização no preço das suas ações. Um analista da Mizuho Securities elevou sua estimativa...

Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de...

Banco Central da Nova Zelândia é hackeado

Há uma semana, no domingo (10), o Banco Central da Nova Zelândia foi alvo de um ataque hacker que deixou graves consequências. As autoridades...

Binance abre inscrições para voluntários no Brasil

Quem busca empreender com criptomoedas ou mesmo ingressar nas comunidades brasileiras, uma oportunidade de aprendizado surgiu nos últimos dias. A Binance, a maior maior...

Uganda desliga internet, comércio de bitcoins para de funcionar

Na véspera das eleições presidenciais, o governo da Uganda bloqueou, sem avisar, a Internet de toda população. Isso ocorreu depois de os ugandeses contornarem...