Relatório sobre volume falso em corretoras aponta 80% de fake trading

Uma tática de manipulação de mercado chamada wash trading representa mais de 80% do volume de 25 pares de Bitcoin, de acordo com um novo relatório da Blockchain Transparency.

O volume real da maioria desses pares está abaixo de 1% do volume relatado pelas corretoras, e apenas dois dos 25 maiores pares BTC, listados na Binance e na Bitfinex, não sofrem desse problema.

Um wash trading é uma forma de manipulação de mercado na qual um processo vende e compra simultaneamente os mesmos ativos financeiros para criar atividade artificial no mercado. 

O relatório feito pela Blockchain Transparency Institute (BTI), um grupo de pesquisadores e entusiastas de dados blockchain, afirma que o maior agressor é a corretora OKEx, já que a equipe afirma que encontrou quase todos os seus 30 principais tokens negociados em wash trading quando processados ​​através de seus algoritmos.

Algumas outras corretoras mencionadas no relatório são a HitBTC, Bithumb e outras, sendo que esta última está envolvida em wash trading com a MoneroDashBitcoin Gold e ZCash e alterando os pares mensalmente.

VOlume reportado pelas corretoras vs Volume Real.

Essa tática de manipulação é perigosa para qualquer projeto novo, já que eles pagam taxas exorbitantes para serem listados em corretoras que acreditam ter um grande volume de negócios e podem oferecer alta liquidez. 

O relatório acrescenta que projetos de criptomeodas pagaram mais de US $ 50.000 este ano em taxas de listagem, a fim de adicionar seus tokens em corretoras que praticam wash trading, e isso soma US $ 100 milhões apenas em 2018.

Eles acrescentam: “Este é um esquema de 500K por ano, com algumas corretoras ganhando mais de um milhão de dólares este ano apenas com a cobrança dessas taxas.”

Pares mais negociados nas plataformas. Volume reportado pelas corretoras vs volume real.

O assunto sobre volume de negociação falso é de longa data no mundo das criptomoedas. Além de wash trading, algumas corretoras se envolvem em outro comportamento manipulador, como a mineração de transações, na qual retornam uma parte das taxas de negociação pagas pelos usuários na forma do próprio token da plataforma.

Em alguns casos extremos, os usuários podem receber tokens que valem mais do que a taxa de negociação que pagaram, ganhando essencialmente dinheiro gerando ordens de compra e venda na corretora. Os usuários então executam algoritmos de negociação projetados para gerar um grande número de pedidos, aumentando o volume de negócios na plataforma.

Entre os parceiros e apoiadores da Blockchain Transparency Institute estão a Messari, uma empresa de inteligência em criptomoedas, Deepesh Chaudhari, cientista de dados do MIT, a Bitwise, uma empresa de investimento em criptomoedas, entre outras.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Fundador do Livecoins. Formado em Ciência da Computação e profissional de segurança da informação há mais de 10 anos. Escreve sobre Bitcoin desde 2012. Tradutor do site Bitcoin.org

Últimas notícias

Últimas notícias