Uma quantia de 56 milhões de dólares (R$ 307 milhões) será liquidada por autoridades americanas para ressarcir vítimas da BitConnect, atualmente o maior golpe envolvendo criptomoedas que já passou pelos tribunais dos EUA.
Em setembro deste ano a justiça americana já havia prendido um dos promotores do golpe, apesar disso outros continuam em liberdade. Embora muitas pessoas sejam realmente vítimas, também vale lembrar que também há vários cúmplices que sabiam que tratava-se de um golpe e mesmo assim incentivaram outras pessoas a participar.
A única recordação boa deste caso, que teve início em 2016 e agora se aproxima de seu fim, foram os memes criados devido a uma apresentação do projeto em uma cerimônia para promover o golpe.
BitConnect
O BitConnect foi um esquema que, segundo autoridades americanas, fez com que investidores perdessem mais de 2 bilhões de dólares, cerca de 11 bilhões de reais na cotação atual.
Através de uma exchange própria, o preço da criptomoeda da BitConnect, a BCC, inflava artificialmente seu preço. Em certos momentos, a moeda chegou a ser uma das 20 maiores criptomoedas do mundo, justamente devido a esta fraude.
Em setembro deste ano, um dos orquestradores do golpe, Gleen Arcaro, declarou-se culpado e admitiu ter ganho ao menos 24 milhões de dólares. Sua pena pode chegar a 20 anos de prisão.
A nova atualização do caso deu-se nesta terça-feira (16) através de um comunicado do Departamento da Justiça dos EUA. Segundo nota, 56 milhões de dólares (R$ 307 milhões) serão liquidados e o dinheiro será usado para compensar as vítimas, apesar disso, é importante notar que elas não recuperarão todo seu investimento, bem como cidadãos de outros países poderão ficar de fora.
Muitos memes e várias vítimas
Como todo golpe, foi necessário uma ampla divulgação do projeto para atrair mais vítimas. Durante uma cerimonia, um dos apresentadores ficou amplamente conhecido pelo seu entusiasmo com a criptomoeda e acabou virando meme.
“Eu comecei 137 dias atrás com apenas 25.610 dólares e agora eu estou com 140.000”
https://youtu.be/lCcwn6bGUtU
Obviamente quem tinha um pouco de conhecimento, ou apenas noção, acabou se esquivando deste golpe, todavia muitas pessoas leigas ou gananciosas foram lesadas.
Cinco anos depois, ainda vemos uma miríade de golpes envolvendo criptomoedas, sua grande maioria ainda tem a mesma isca — a promessa de dinheiro fácil — e ainda fisga muitas pessoas. O caso mais recente é o da falsa moeda da Netflix, que evaporou em poucos dias.