Resumo do mercado de criptomoedas em agosto, poucas apresentaram ganhos

A situação é preocupante para os investidores que acreditam que a história se repetirá neste mês que se inicia.

Não importa o setor, todos eles apresentaram quedas em agosto conforme o Bitcoin fechou o mês com uma baixa de 13%. Apesar disso, algumas criptomoedas tiveram desempenhos bem piores do que outras, revelando a desconfiança do mercado.

Sem dúvida, o pior setor está ligado ao metaverso e tokens de jogos. O pior desempenho é apresentado pelo Illuvium (ILV), com queda mensal de 34% e 97% abaixo de seu topo histórico, registrado em maio do ano passado.

Do outro lado, o token Unus Sed Leo (LEO) apresentou uma alta mensal de 15%. Sua recuperação está ligada a prisão dos dois hackers da BitFinex e o confisco de R$ 10 bilhões em bitcoin. Parte deste montante deve ser distribuído aos holders do LEO, mas isso pode levar anos.

Criptomoedas de primeira camada apresentaram resultados mistos em agosto

Enquanto o Bitcoin, parâmetro da indústria, fechou o mês com queda de 13%, outras moedas de primeira camada tiveram resultados mistos. A Cosmos (ATOM) aparece na ponta com ganhos de 13%. Do outro lado, Solana (SOL) aparece com perdas de 26% após mais um roubo massivo ter afetado a mesma.

Desempenho das criptomoedas de 1ª camada em agosto de 2022. Fonte: ICO Analytics.

O Ethereum conseguiu disparar ao ganhar a confiança de gigantes do mercado sobre sua maior atualização da história. Mesmo assim, fechou o mês no vermelho com o surgimento de comentários negativos sobre o The Merge.

DeFi também em queda, metaverso totalmente enfraquecido

Já no setor de finanças descentralizadas (DeFi), nenhuma criptomoeda conseguiu bater o dólar. O destaque negativo fica para a MakerDAO (MKR), responsável pela stablecoin descentralizada DAI. Sua queda de 31% pode ter ligação com o medo de censura sobre a mesma.

Desempenho de criptomoedas de DeFi em agosto de 2022. Fonte: ICO Analytics.

Enquanto isso, o setor de metaverso e jogos play-to-earn apresentaram o pior desempenho de todos. Criptomoedas famosas como The Sandbox (SAND), Stepn (GMT), ApeCoin (APE) e Illuvium (ILV) tiveram perdas de pelo menos 28%, mostrando fraqueza no setor.

Não tão distante, Axie Infinity (AXS) aparece com queda de 22%, desempenho similar à Decentraland (MANA).

Desempenho de criptomoedas do metaverso e play-to-earn em agosto de 2022. Fonte: ICO Analytics.

Historicamente, setembro não é um bom mês para o Bitcoin

Outro dado apresentado pela ICO Analytics é o desempenho mensal do Bitcoin desde janeiro de 2011. Em mais de uma década de negociação, o Bitcoin só apresentou ganhos em 3 setembros e, mesmo assim, todos tímidos.

Desempenho mensal do Bitcoin, de 2011 até 2022. Fonte: ICO Analytics.

Portanto, a situação é preocupante para os investidores que acreditam que a história se repetirá neste mês que se inicia.

Contudo, a boa notícias é que os meses seguintes — outubro, novembro e dezembro — possuem um histórico de grandes valorizações.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias