Tenzorum

Preparamos um Review do Tenzorum, para que conheçam mais sobre esse Protocolo de Gerenciamento de Chaves feito na Blockchain.

Contexto do Tenzorum

Na Era da Informação é comum o uso de várias senhas e chaves de acesso para diferentes serviços e plataformas, mas com a blockchain e criptomoedas isso se torna mais complexo para lembrar de chaves públicas e privadas, por exemplo.

Quando o acesso a algum serviço se torna complicado ou esqueceu-se a senha, pode-se talvez ligar em um suporte e pedir auxílio, o que não deixa de ser complicado dependendo do caso.

Como já falamos anteriormente, exchange não é wallet, e isso significa que a posse das chaves privadas que dão acesso aos fundos estão em posse de cada dono.

Perder as chaves privadas é uma loucura, pois significa perder seus fundos ali alocados. Não precisa ligar para nenhum 0800, esqueça: neste ponto é sentar e chorar.

Há inclusive quem já revirou lixo procurando HD com chave privada, portanto deixo claro: Você é o seu banco, e assuma sua responsabilidade nesse papel!

Um outro ponto é que não sabemos quando iremos morrer, e podemos levar conosco essa herança caso não fique claro para os herdeiros como proceder em casos como esse.

Na Ripple ocorreu um episódio recente de herança sendo enterrada pela falta de manejo das suas private keys do dono.

Vitalik Buterin, que é fundador do Ethereum, já em Abril de 2018 alertou para a criação de modelos de wallets desenvolvidos para públicos mais leigos, isso para que uma maior adoção fosse buscada.

Review do Tenzorum

O projeto Tenzorum vêm ao mercado anunciar que possui a solução para este problema, ao criar um Protocolo de Gerenciamento de Chaves feito na Blockchain.

A adoção do mercado das criptomoedas por pessoas mais leigas, que não possuem contato com a tecnologia é bastante complicado, e pode ser uma barreira para várias pessoas.

A Tenzorum está trabalhando para disponibilizar um projeto alinhado com a “Web of Trust“, ou ainda, Rede de Confiança, termo surgido em 1992 por Phil Zimmermann.

Para isso, existirá um Protocolo de Gerenciamento de Chaves feito na Blockchain, de forma totalmente descentralizada.

A tecnologia irá ainda permitir controle de acessos, abstração de login e mecanismos de recuperação, de modo a facilitar a adoção das massas às criptomoedas.

Roadmap do Tenzorum 2018

Em 2018 nos Trimestres 3 e 4 a equipe planeja aumentar a sua equipe, focar no desenvolvimento dos produtos, desenvolver parcerias com exchanges e dApps, ICO e lançamento dos produtos iniciais.

Informações finais do projeto Tenzorum

O uso de aplicações como a Tenzorum fazem parte do crescimento sustentável do mercado cripto, uma vez que dá mais segurança e autonomia aos portadores de chaves diversas.

Ter ferramentas seguras e criptografadas para resolver esse problema é de suma importância, uma vez que o acesso a seus fundos é algo de sua responsabilidade.

Nota final: Esse não é um conselho de investimento, as opiniões aqui expostas são a respeito da tecnologia do protocolo de gerenciamento de chaves. Ao considerar investir em qualquer projeto cripto estude a fundo e só invista o que pode perder.