Rio de Janeiro permitirá pagamento de IPTU com criptomoedas

Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, no evento Criptoatividade Carioca. Fonte: Twitter / Reprodução
Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, no evento Criptoatividade Carioca. Fonte: Twitter / Reprodução

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (25) que os moradores da cidade poderão pagar o IPTU de 2023 usando criptomoedas. Desta forma, o Rio de Janeiro se torna a primeira cidade do Brasil a aceitar criptomoedas no pagamento de impostos.

Este anúncio ocorreu durante o evento Criptoatividade Carioca que contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Paes. Além disso, a nota destaca a apresentação do relatório chamado CriptoRio — que visa impulsionar o desenvolvimento do setor na cidade do Rio de Janeiro.

Contudo, por enquanto o governo planeja converter as criptomoedas recebidas em reais. Apesar disso, há planos para que o Rio aplique 1% dos recursos do tesouro em tais ativos.

Pagar IPTU com criptomoedas no Rio de Janeiro

Pouco tempo após anunciar a intenção de transformar o Rio de Janeiro na capital das criptomoedas, sua Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (25) que a cidade aceitará criptomoedas paga o pagamento de IPTU de 2023. Desta forma, o Rio de Janeiro torna-se a primeira cidade a oferecer tal comodidade.

O evento, que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, também apresentou o relatório CriptoRio. Desta forma, fica claro que a cidade maravilhosa está focada na tecnologia, seguindo os passos de Miami, nos EUA.

“Nosso esforço aqui é deixar claro que na cidade do Rio temos iniciativas oficiais que reconhecem esse mercado.” afirmou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. “Agora quem investe em criptomoeda e mora na cidade do Rio vai poder gastar esse ativo aqui pagando imposto oficial na cidade do Rio. E vamos avançar nisso rápido”

Para isso ser possível, a Prefeitura do Rio anunciou que estará contratando “empresas especializadas em realizar a conversão dos ativos criptos em reais”. Em outras palavras, o contribuinte pagará seus impostos com Bitcoin, ou outra criptomoeda, e o governo receberá em moeda nacional, o real.

Contudo, o prefeito do Rio de Janeiro re-afirmou que a cidade tem a intenção de aplicar 1% dos recursos do tesouro em criptomoedas. Além disso, também é notável que Eduardo Paes esteja tentando trazer empresas internacionais do setor para o Rio.

Por fim, embora ninguém goste de pagar imposto, esta atitude do governo do Rio de Janeiro fortalece as criptomoedas ao permitir o seu uso corriqueiro, bem como impulsiona todo o setor a sua volta.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias