A Ripple é uma moeda que é acusada por muitos na comunidade de ser centralizada, ou seja, muitas moedas nas mãos de poucas pessoas. Em uma recente transferência milionária, a Ripple enviou uma alta soma para um cofundador e baleia da XRP.
Apesar de ser um dos fundadores da XRP, Jed McCaleb abandonou o projeto e entrou na justiça contra a Ripple. Em uma decisão judicial, ficou determinado que Jed receberia por muitos anos uma alta soma de moedas, fazendo com que ele se tornasse uma grande baleia da Ripple.
De fato, Jed é autorizado a vender suas moedas XRP pela justiça desde 2016, não podendo ultrapassar 0,5% do volume diário da moeda. Ao acabar o tempo definido em seu processo, o cofundador poderia, caso quisesse, despejar suas moedas no mercado.
Qual o problema da Ripple com seu cofundador?
A Ripple é uma moeda pensada para substituir o sistema de remessas global, principalmente o SWIFT. Esse meio de pagamentos foi fundado em 2012 e pretende ser uma forma de transacionar valores na internet de forma instantânea.
Contudo, ao criar a Ripple, cerca de 20 bilhões de XRP foram destinados aos seus criadores. Essa seria, na visão dos desenvolvedores, uma compensação pelos riscos de criar uma moeda digital.
Em 2014, entretanto, Jed McCaleb, um dos fundadores da Ripple, resolveu que iria liquidar suas posições de XRP. O anúncio causou enorme temor no mercado desta moeda, que previu que os preços poderiam cair drasticamente.
Mediante a baleia afirmar em fóruns que iria vender muita Ripple, um processo foi aberto para impedir a venda em massa. Na época, em 2014, Jed foi impedido de vender mais que U$ 20 mil por semana, para não prejudicar o mercado da Ripple em corretoras.
Ainda sim, a Ripple envia para ele algumas moedas até hoje, como maneira de compensar o ex-parceiro e cofundador. O homem poderá liquidar, após 2020, todas as suas posições caso queira.
Preço da Ripple pode ser afetado por baleia que é cofundador do projeto
O preço da Ripple (XRP) tem sofrido nos últimos tempos, com enorme desvalorização no mercado de criptomoedas. Apesar do token XRP não valer muita coisa mais, cerca de U$ 0,18 na cotação de hoje, tem aumentado suas parcerias com empresas para envio de remessas.
Contudo, o preço que não passa por bons momentos, poderá ter uma piora caso o cofundador Jeb McCaleb resolva vender suas XRPs. É estimado que o homem tenha mais que 4 bilhões de moedas, aguardando para serem despejadas em corretoras.
Nas últimas 24 horas, por exemplo, o volume negociado de Ripple foi de menos que U$ 2 bilhões de dólares. Caso Jeb resolva vender seus tokens, avaliados em U$ 4 bilhões, poderia arrasar o mercado da Ripple.
O caso voltou a tona no último dia 7 de abril, quando Jeb recebeu mais XRPs em sua carteira. Na data, 63 milhões de XRP foram transferidas para o cofundador, no valor de U$ 12 milhões, ou cerca de R$ 61 milhões.
🚨 63,704,590 #XRP (12,293,769 USD) transferred from Jed McCaleb Settlement to Jed McCaleb wallet
— Whale Alert (@whale_alert) April 7, 2020
Jeb McCaleb atualmente é desenvolvedor da criptomoeda Stellar, que criou em 2014 após sair da Ripple. Não é claro se Jeb representa uma ameaça grande ao preço da Ripple, mas sendo uma baleia, poderia quebrar o mercado da moeda a partir do próximo ano.