A política de aperto monetário levou diversas gigantes da tecnologia, incluindo Microsoft, Google, a realizarem demissões em massa. Empresas de criptomoedas também precisaram diminuir, especialmente após uma grande expansão em 2021 quando o mercado atingiu seu topo.
Já a Binance tomou o caminho contrário de suas rivais. A maior corretora de criptomoedas do mundo não apenas evitou demissões como também anunciou planos de expansão de sua equipe nos últimos dois anos.
No entanto, rumores apontam que a corretora pode estar pronta para demitir 20% de seus funcionários no mês de junho, a porcentagem seria equivalente a 1.600 pessoas.
Rumores sobre demissão em massa da Binance
Quem apresentou as informações foi o jornalista Colin Wu, famoso na indústria de criptomoedas. Em tuíte publicado nesta manhã de quarta-feira (31), Wu cita “diversas fontes”, fortalecendo os rumores.
“De acordo com várias fontes que confirmaram ao WuBlockchain, a Binance iniciou demissões e a proporção ainda é incerta”, apontou o jornalista. “O número total de funcionários da Binance é de cerca de 8.000, rumores do mercado [apontam] que a proporção de demissões em junho [será] de 20%.”
SCOOP: According to multiple sources who confirmed to WuBlockchain, Binance has started layoffs, and the proportion is still uncertain.
The total number of Binance employees is about 8,000, market rumors that the proportion of layoffs in June was about 20%. As of press time,…
— Wu Blockchain (@WuBlockchain) May 31, 2023
Na sequência, Wu destaca que as demissões podem estar ligadas ao enfraquecimento do mercado e à prévia expansão da Binance. Finalizando, aponta que alguns departamentos da corretora continuam realizando contratações.
Binance nega rumores de redução de tamanho
Em nota ao The Block, site que compartilhou o rumor, um porta-voz da Binance afirmou que a corretora está demitindo, mas isso não significa que estão encolhendo.
“Revemos periodicamente a melhor forma de alocar nosso talento para as equipes certas com os recursos certos”, comentou o porta-voz da Binance ao The Block. “Às vezes, isso inevitavelmente leva à demissão de alguns funcionários que podem não estar tendo um bom desempenho ou que podem não ter o ajuste cultural certo.”
Seguindo, o porta-voz nota que “este não é um caso de redimensionamento”, ou seja, a Binance não estaria reduzindo o número de funcionários, “mas sim de reavaliar se temos o talento e a experiência certos em funções críticas”.
Finalizando, é notado que a Binance continua com centenas de vagas de emprego em aberto.
Por fim, com ou sem demissões em massa, o remanejamento da Binance mostra que até mesmo o maior ícone da indústria de criptomoedas está precisando se reinventar para sobreviver a um momento crítico na economia global, pressionada pelas altas nas taxas de juros.