Rússia adia lançamento de sua CBDC, o ‘Rublo Digital’, mas não indica nova data

Segundo o site CBDC Tracker, somente Nigéria, Zimbábue, Bahamas e Jamaica lançaram suas CBDCs até o momento. Questões de privacidade são as maiores preocupações do público.

O Banco Central da Rússia planejava lançar o Rublo Digital em julho de 2025. No entanto, Elvira Nabiullina, presidente do BC russo, informou nesta quinta-feira (27) que o lançamento será adiado.

Embora não tenha apontado para uma nova data, tampouco os motivos por trás dessa decisão, Nabiullina deixa a entender que a Rússia não abandonou seu plano. O comunicado foi feito durante uma reunião do BC com outros bancos nacionais e suas falas foram publicadas pela Interfax.

Enquanto isso, os EUA estão cada vez mais longe de lançar uma CBDC, principalmente por questões de privacidade. Já no Brasil, a deputada Júlia Zanatta lançou um abaixo assinado contra o Drex.

Rússia recua e adia lançamento do rublo digital

As CBDCs, sigla inglesa para Moedas Digitais de Banco Central, estão sendo estudadas por diversos países ao redor do mundo. Usando a tecnologia introduzida pelo Bitcoin e aprimorada por outras moedas, esses projetos poderão modernizar o dinheiro estatal, permitindo diversos novos casos de uso.

No entanto, questões de privacidade e controle são as maiores preocupações do público.

Em reunião organizada pela Associação de Bancos da Rússia, Elvira Nabiullina, presidente do BC russo, não comentou os motivos, mas disse que a Rússia estará adiando o lançamento do Rublo Digital.

“Vamos iniciar a implementação em massa do rublo digital um pouco mais tarde do que o inicialmente planejado, ou seja, após termos trabalhado todos os detalhes no projeto-piloto e realizado todas as consultas com os bancos sobre o modelo econômico que seja mais atrativo para seus clientes.”

“A nova data para o lançamento em massa poderá ser anunciada posteriormente”, continuou Nabiullina.

Segundo as informações, a fase de testes conta com 15 bancos, 30 empresas e 1.700 pessoas físicas.

A expectativa é que a CBDC russa fosse lançada ainda em julho desse ano. Antes disso, em 2021, o lançamento estava planejado para 2023. Ou seja, uma prova de que pode ser adiado infinitamente.

No mesmo evento, Zulfia Kakhumova, vice-presidente do Banco Central da Rússia, também falou sobre o tema, destacando que o governo estará cobrindo parte das despesas dos bancos privados.

“Para os componentes obrigatórios em termos de segurança da informação, estamos fornecendo essas soluções de graça aos bancos. Isso inclui o módulo de software para integração, que está sendo criado e fornecido às organizações, em três formatos diferentes, para que os bancos possam escolher a opção mais adequada para sua infraestrutura”, comentou Kakhumova.

“Estamos fornecendo os meios de proteção criptográfica de graça para os centros de certificação subordinados, que estão sendo implementados pelos bancos, o que também representa um aspecto importante dos custos para os bancos.”

Segundo o site CBDC Tracker, somente Nigéria, Zimbábue, Bahamas e Jamaica lançaram suas CBDCs. Outros países seguem nas fases de pesquisa, prova de conceito e teste.

Desenvolvimento das CBDCs em diversos países. Fonte: CBDC Tracker/Reprodução.
Desenvolvimento das CBDCs em diversos países. Fonte: CBDC Tracker/Reprodução.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias