No final do ano passado uma situação começou a preocupar bastante alguns usuários da carteira Metamask, que levaram um susto ao notar que os saldos de suas carteiras despareceram.
A situação, que aparentemente tinha sido causada por um bug no front end da Metamask, voltou a fazer “vítimas”, com investidores indo até o site Reclame Aqui para avisar outros usuários sobre o problema.
Desde a semana passada há relatos do problema acontecendo com usuários da Metamask. A reclamação mais comum é que saldo na carteira simplesmente desaparece depois de alguns minutos.
“Covardia com investidor”
Um dos usuários ainda afirma que os únicos valores que “sumiram” da Metamask foram os maiores que ele transferiu e que “valores irrisórios” continuam aparecendo normalmente em seu saldo.
“É uma covardia com o investidor, principalmente no meu caso.” declarou o investidor irritado com a Metamask em seu post no reclame aqui.
O investidor também afirmou que quer uma providência urgente da Metamask e que já teve criptomoedas “roubadas” três vezes pela plataforma. Ele afirma que quer a resolução do problema e a “devolução dos ativos que tanto trabalhou para juntar.”
Este não é o único caso relatado pelos investidores, com outros mais novos, datados dessa quarta-feira, 26.
E também algumas mais antigas, do começo dessa semana.
Com isso, parece que o problema continua acontecendo com certa frequência, afetando e preocupando os investidores.
Metamask sumindo com o saldo, qual é a solução?
Infelizmente este é um problema que pode assustar muitas pessoas, mas o Reclame Aqui não é bem a melhor escolha para quem quer resolver a situação.
A Metamask é uma carteiraa muito utilizada e não é uma empresa como o Nubank ou qualquer outra que o “gerente” vai devolver o valor que sumiu do seu saldo.
No entanto, vale ressaltar que é bem difícil que algo simplesmente suma de uma carteira Metamask sem nenhum motivo e na maioria das vezes é até mesmo erro do usuário, que pode ter enviado valores para uma rede errada.
Neste caso especifico, no entanto, se trata apenas de um bug de interface, que é corrigido automaticamente quando a rede fica descongestionada.
Uma solução é verificar se você enviou as transações para uma rede errada, mas para o endereço certo. Você também pode usar ferramentas de scan da rede (BCS Scan ou Ether Scan) para verificar se as moedas realmente não está onde deveriam estar.
Outra possibilidade é importar a sua carteira para tentar verificar o saldo real. Para isso você pode importar sua conta em outra carteira.