O mercado de criptomoedas foi pego de surpresa na noite dessa segunda-feira (12), quando começaram a surgir as primeiras informações de que Sam Bankman-Fried (SBF), o fundador da FTX, havia sido preso pela polícia Real das Bahamas.
O chefe da corretora de criptomoedas, que quebrou e deixou um rastro bilionário de prejuízo para pelo menos 1 milhão de clientes, foi preso por volta das 18h em seu apartamento em Albany, nas Bahamas.
Com ele nas mãos da polícia das Bahamas, seu retorno aos Estados Unidos pode demorar. Mesmo que os países tenham um tratado de extradição, ele levará semanas para desembarcar nos EUA.
Após a prisão de SBF, começaram a surgir especulações sobre quais acusações ele enfrentará e quanto tempo poderá passar na cadeia. Enquanto alguns acreditam que ele ficará preso para sempre, outros observaram que ele pode sair em breve.
Acusações
O tempo que o fundador da FTX ficará na cadeia depende, claro, da magnitude das acusações criminais que os Estados Unidos apresentaram contra ele, e de acordo com o New York Times, Sam Bankman-Fried está sendo acusado de fraude eletrônica, conspiração, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro.
Além disso, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) vai abrir um processo contra Bankman-Fried, conforme um tweet de um oficial da SEC, Gurbir Grewal, que observou que acusações separadas relacionadas a suas violações estavam em andamento.
Essas acusações serão apresentadas nesta terça-feira (13).
Os promotores estão examinando se a FTX infringiu a lei ao transferir os fundos de seus clientes para a Alameda Research, um fundo de hedge cripto que SBF também fundou e controlou.
Gurbir Grewal: We commend our law enforcement partners for securing the arrest of Sam Bankman-Fried on federal criminal charges. The SEC has authorized separate charges relating to his violations of securities laws, to be filed publicly tomorrow in SDNY. https://t.co/ON0LgY4mf4
— U.S. Securities and Exchange Commission (@SECGov) December 13, 2022
612.000 anos de prisão
Com acusações de lavagem de dinheiro, fraude de valores mobiliários, fraude eletrônica e conspiração, SBF ainda deve enfrentar acusações por falar demais e prolongar sua sentença em 15 anos por ser um sociopata megalomaníaco.
As doações multimilionárias de SBF para políticos democratas também serão investigadas, assim, se todas as punições máximas para todas as acusações contra ele forem somadas, o fundador da FTX pode enfrentar até 612.000 anos de prisão, de acordo com as diretrizes federais de condenação.
According to federal sentencing guidelines, if you account for all of today’s developments, it looks like SBF is looking at *checks notes* 612,000 years in prison. pic.twitter.com/WrAWfhCelP
— Wendy Peffercorn (@SandLot84) December 12, 2022
No entanto, sua extradição para os EUA pode levar meses se ele não cooperar com as autoridades das Bahamas.
Os promotores dos EUA também precisam fornecer provas suficientes às autoridades das Bahamas antes que possam extraditá-lo.
Além disso, o julgamento nos EUA “pode levar anos para ocorrer”, de acordo com o procurador federal Renato Mariotti. “Eu diria que o final de 2023 é o mais cedo que um julgamento ocorreria.”
De acordo com Braden Perry, sócio do escritório de advocacia Kennyhertz Perry, SBF pode ficar anos atrás das grades se for condenado por qualquer uma das acusações de fraude.
No entanto, casos de fraude eletrônica têm pena mínima que varia de zero a seis meses, mas o valor continua sendo um fator crítico.
De acordo com o advogado, Sam Bankman-Fried pode enfrentar uma sentença de prisão perpétua na prisão federal, mas muitos réus de colarinho branco são “condenados a sentenças menores do que as ditadas pelas diretrizes”.