O governo do Estado de Santa Catarina está apostando na tecnologia blockchain para melhorar a eficiência na contratação de serviços. A iniciativa foi possibilitada graças a uma parceria com a Universidade Rutgers, dos Estados Unidos.
De fato, a tecnologia blockchain chama atenção de empresas pelas novas possibilidades. Já reconhecida como uma inovação que garante a segurança dos dados, possibilita também transparência em suas transações.
Apesar de ter ganhado fama com as criptomoedas, a blockchain tem muitas funcionalidades, entre elas a tokenização de ativos, registros em cadeias de produção, certificação digital, entre outros mais.
Santa Catarina fecha parceria e aposta em tecnologia blockchain para aquisição de produtos e contratação de serviços
No Brasil, a tecnologia blockchain ganhou ainda mais importância nos últimos meses, após a ampla adoção de empresas, principalmente públicas. Isso porque, com a chegada da pandemia da COVID-19, muitos serviços começaram a ser digitalizados.
No estado de Santa Catarina, um acordo de cooperação técnica foi acertado com a Universidade Rutgers, com sede em Nova Jersey (EUA). Dessa forma, os contratos de prestação de serviços e de produtos, contratados pela administração pública estadual, passam a ser gerenciados com a tecnologia blockchain.
O secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, afirmou que até a inteligência artificial poderá ser integrada ao processo.
“Seguindo os princípios de gestão estabelecidos pelo governador Carlos Moisés, mais uma vez, Santa Catarina sai na frente, pois com uso do blockchain é possível empregar inteligência artificial e tornar os contratos praticamente autoexecutáveis. Melhorando sobremaneira a gestão desses contratos, acelerando as entregas de serviços para as pessoas e tornando a gestão pública catarinense ainda mais eficiente”.
Já a diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Karen Bayestorff, afirmou que os contratos inteligentes passarão a ser rotinas na instituição. Entre as possibilidades, até a aplicação de sanção por descumprimento de cláusulas contratuais, sem nenhuma intervenção humana, poderia ser possível com a novidade.
Centro de estudos RARC/CarLab Rutgers é referência mundial em data science e blockchain
Parceiro do Governo de Santa Catarina, o RARC/CarLab Rutgers é apontado pelo estado como uma referência mundial em data science, machine learning e tecnologia blockchain.
Estudos focados no uso dessas tecnologias aplicados ao controle gerencial e aprimoramento da transparência, tende a ajudar o estado a ter mais integridade e transparência nas contratações.
De acordo com Maurício Leão, um dos servidores que estão aprendendo a trabalhar com o novo sistema, as próximas decisões a serem tomadas pela administração pública tendem a ser melhores com a nova ferramenta.
“Esta parceria é muito importante, não somente pelo aporte técnico que a equipe do CarLab nos trouxe, mas também por nos proporcionar a oportunidade de conhecer melhor a tecnologia blockchain e nos apoiar em escolhas e decisões que precisaremos fazer no decorrer do projeto”.