Após Satoshi Nakamoto criar o Bitcoin, a maior moeda digital do mundo, resolveu sumir sem deixar rastros. Sua identidade é um mistério que talvez nunca será revelado, mas há quem instigue o assunto. Um novo alegado Satoshi Nakamoto, Joerg Molt, quase apanhou de um entusiasta do Bitcoin em um evento nos EUA.
É “fácil” provar a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto
Para quem conhece a história do Bitcoin, sabe muito bem que as primeiras moedas encontradas pertencem ao seu criador. Isso acontece porque Satoshi Nakamoto foi o primeiro minerador da rede, quando estava ainda fazendo testes com essa.
O primeiro bloco, conhecido como Gênesis, pertence a Satoshi Nakamoto. Com isso, para provar ser Satoshi, uma pessoa deveria apenas realizar uma transação ou uma assinatura com a chave privada do bloco gênesis.
Contudo, já apareceram várias figuras no criptomercado e a retórica é sempre a mesma: “sou Satoshi, mas perdi as chaves privadas dos primeiros blocos”. Essa história foi contada por Craig Wright, que foi apelidado de Faketoshi. Além disso, um Paquistanês que assumiu a identidade recentemente não conseguiu comprovar ser o verdadeiro criador do Bitcoin.
“Satoshi Nakamoto” quase apanha em evento de Bitcoin nos EUA
O novo “Satoshi Nakamoto” que surgiu na comunidade já é apontado com uma fraude completa. Um dos motivos seriam as alegações infundadas e sem provas e os exageros cometidos para chamar atenção.
Em seu perfil pelo Twitter, Joerg Molt afirma ser um dos cofundadores do Bitcoin. Além disso, o falsário busca expandir sua legião de seguidores, prometendo dar 1 Bitcoin para quem seguir seu perfil e retweetar seu post principal. Molt afirma ainda que Craig Wright não é o criador do Bitcoin, e que ele sabe bem a identidade real de Satoshi Nakamoto.
Cabe o destaque que a história começa a ficar suspeita a partir deste ponto. De acordo com o BitcoinInfoCharts, de fato o endereço que mais possui Bitcoin no mundo é a carteira da Binance, que possui 179 mil Bitcoins. Contudo, Molt diz ter 250 mil BTCs.
Porque o alegado criador do Bitcoin quase apanhou em conferência dos EUA?
No evento World Crypto Conference, ocorrido em 29 de outubro nos EUA, Joerg Molt foi uma das presenças. Entretanto, sua presença foi incômoda para os participantes, até que Kenneth Bosak resolveu agir. Bosak, um entusiasta do Bitcoin, resolveu gravar um vídeo com graves acusações contra Molt. Um detalhe, a gravação foi na presença de Molt durante o evento.
Apesar de se mostrar disposto a não prolongar muito seu vídeo, Bosak foi confrontado por Joerg Molt. Neste ponto Bosak resolveu ir para cima do falso Satoshi Nakamoto, que reagiu retirando o boné do autor do vídeo. Bosak reagiu imediatamente e quase bateu no “Satoshi Nakamoto”, que só não apanhou no evento de Bitcoin devido a Bosak ter sido contido por outros participantes no local.
Sem o boné na cabeça, Bosak afirmou que Molt não o conhecia, logo não deveria o tocar. O autor do vídeo finalizou dizendo que não há dúvidas que este é mais um golpista.
Confronting a scammer at @WorldCryptoCon
His name is @joergmolt and he is a scammer! pic.twitter.com/lMT4BP8FkK
— Kenneth Bosak (@KennethBosak) November 1, 2019
“This Guy is a fucking scammer”
Andreas Antonopoulos entrou no assunto contra o novo Satoshi
Um dos ícones da educação sobre Bitcoin no mundo, Andreas Antonopoulos, também se envolveu na “treta” com Joerg Molt. O motivo? Molt tem compartilhado uma foto tirada com Antonopoulos e dizendo que é amigo deste.
Apparently, a German person called "Jorg Molt" has been showing a selfie taken with me and telling people that we are friends
This is a LIE. I don't know him at all.
I have heard from others that he claims to be the founder of Bitcoin and has thousands of BTC. A LIE. pic.twitter.com/Bh97AZfvS5
— Andreas (@aantonop) November 3, 2019
Contudo, o caso revoltou Andreas, que afirmou que não conhece esse rapaz de origem alemã, que provavelmente é uma fraude. Antonopoulos disse ainda que tira inúmeras fotos em eventos de Bitcoin com pessoas, sendo normal não conhecê-las.
O entusiasta disse estar comprometido em usar sua reputação para desmoralizar Molt e desmascarar a nova fraude. Joerg Molt é o fundador da Satoshi School, que afirma prover educação para as pessoas sobre o Bitcoin. Finalmente, Joerg Molt é desmascarado por um domínio de página que revela todas as informações sobre sua fraude (Nakamolto.info).