Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, recebeu mais uma homenagem nesta quarta-feira (10) por seu trabalho. A nova estátua foi inaugurada em Nova York, nos EUA.
Sendo mais específico, a obra de arte estará na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), um dia após mais uma empesa de Bitcoin, a Twenty One Capital (XXI), abrir capital na bolsa.
“A localização é tão selvagem e significativa que vai além dos nossos sonhos mais ambiciosos como artistas guerrilheiros”, comentou a Satoshigallery, responsável pelo projeto, antes do revelar o local.
Estátuas de Satoshi Nakamoto se multiplicam pelo mundo
No total, o projeto lançará 21 estátuas idênticas, número que representa o total de 21 milhões de unidades máximas do Bitcoin. A 6ª estátua de Satoshi Nakamoto foi inaugurada em Nova York nesta quarta-feira (10).
“A Twenty One Capital coloca uma estátua de Satoshi Nakamoto, o inventor do bitcoin, na NYSE.”
“Seu novo lar marca um terreno comum entre sistemas emergentes e instituições estabelecidas. Do código à cultura, a instalação representa uma reflexão artística sobre como novas ideias se tornam parte da história compartilhada”, escreveu a Bolsa de Valores de Nova York.
“Satoshi Nakamoto”
Valentina Picozzi – @satoshigalleryTwenty One Capital places a statue of Satoshi Nakamoto, the inventor of bitcoin, in NYSE. Its new home marks a shared ground between emerging systems and established institutions. From code to culture, the placement… pic.twitter.com/sTiNq3h5HY
— NYSE 🏛 (@NYSE) December 10, 2025
Valentina Picozzi, artista por trás da obra, se mostrou emocionada com a localização.
“Isso é uma conquista enorme, nem nos nossos sonhos mais ambiciosos imaginaríamos colocar a estátua de Satoshi Nakamoto neste local.”
A escultura apresenta um homem sentado no chão enquanto usa um notebook. Enquanto parece ser sólida ao ser vista de lado, ela também parece transparente ao ser vista de frente, detalhe que se destaca de outras obras.


As estátuas de Satoshi Nakamoto ao redor do mundo
Esta é a segunda estátua de Satoshi Nakamoto inaugurada nos EUA. Antes disso, o criador do Bitcoin já havia recebido outra em Miami, também lembrada como uma das cidades mais pró-Bitcoin do mundo.

Indo além, Satoshi também foi homenageado no Vietnã em setembro deste ano.

Por fim, as outras três estátuas do criador do Bitcoin estão na Suíça, El Salvador e Japão.

No passado, a artista revelou que ficaria feliz em ver uma das suas 21 estátuas no Brasil. No entanto, é possível que isso dependa de um investimento de alguma empresa.