Investidores querem que SEC regule tuitadas de Elon Musk

O ex-Google, Rich Pleeth, afirmou que o CEO da Tesla pode “ficar rico com um tweet”. “Ele é inovador, mas isso não significa que esteja acima da lei”.

Siga no
Elon Musk Presents SpaceX Plans To Colonise Mars

Com apenas uma tuitada, Elon Musk fez o preço da Dogecoin subir mais de 50% no final de dezembro passado. Ontem, o CEO da Tesla e SpaceX alterou seu perfil no Twitter colocando a palavra “Bitcoin”, isso foi o suficiente para o ativo digital valorizar 20% em apenas 1 hora.

Musk não escreve apenas sobre criptomoedas na rede social, ele tuitou sobre o jogo CyberPunk e fez as ações da CD Project subirem 12%. “Com o Cyberpunk, até as correções literalmente têm correções, mesmo assim… ótimo jogo.”, disse ele.

Antes disso, o bilionário e atual segundo homem mais rico do mundo impulsionou a alta frenética das ações da GameStop ao twittar “Gamestonk !!!”, colocando um link para o grupo que estava comprando as ações da empresa.

Como Musk tem 48 milhões de seguidores, o grupo ganhou mais de um milhão de novos usuários em um dia e a alta ganhou mais força.

Musk, portanto, tem poder de influenciar ações e começou a preocupar e irritar investidores nos Estados Unidos.

De acordo com uma reportagem da CNBC, alguns investidores estão pedindo aos reguladores que se envolvam e interfiram nas tuitadas de Musk.

“Musk pode ganhar dinheiro com um tweet”

O analista da Freetrade, Dan Lane, disse à CNBC que Elon Musk pode mover o mercado “enquanto ataca o que ele vê como forças de mercado anormais na venda a descoberto”.

O apresentador do podcast “VideoWeek”, Vincent Flood, afirmou que os tweets de Musk podem ter resultados terríveis para investidores de varejo, enquanto ele e seus amigos só ficam mais ricos.

O ex-Google, Rich Pleeth, afirmou que o CEO da Tesla pode “ficar rico com um tweet”. “Ele é um inovador, mas isso não significa que esteja acima da lei”, disse à CNBC.

Investidores cobram regulação

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a Bolsa de Valores de Nova York se recusaram a comentar quando a CNBC perguntou se elas estavam preocupadas com a capacidade de Musk de influenciar ações.

Um investidor de capital de risco em Londres disse que confia na SEC para fazer seu trabalho e manter os mercados racionais e justos.

“Os reguladores não precisam apenas se atualizar, eles precisam fazer cumprir as regras de forma proativa e esclarecer o que é aceitável”.

Apesar de Elon Musk estar fazendo por certas empresas algo que pode ser visto como positivo para alguns, os especialistas procurados acreditam que é hora de reguladores examinarem o assunto.

“Elon Musk atuando como um influenciador e impulsionando a demanda em um mercado de títulos regulamentados parece estranho”, disse Hussein Kanji à CNBC.

Problemas com a SEC

Esta não seria a primeira vez que Elon Musk teria problemas com a agência reguladora americana, em 2018 ele foi multado em US $ 20 milhões por tweetar sobre as ações da Tesla.

Na época, ele twittou de forma infame que “as ações da Tesla estavam muito altas”, fazendo com que as ações caíssem mais de 10% nas horas seguintes.

Embora as tuitadas de Musk tenham tido efeitos nas ações americanas, ele parece estar mudando o foco e falando mais sobre criptomoedas. Nos últimos 3 meses ele publicou vários textos com menções aos ativos digitais, fazendo a comunidade ter esperanças de que ele tenha finalmente investido pesado em Bitcoin.

O que faz sentido para o bilionário, já que o Bitcoin é descentralizado e, portanto, tudo que ele defende. Afinal, Elon Musk não é muito fã da SEC e dos mercados que ela regula, afinal, ele já pagou US$ 20 milhões em multas para a agência.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Dono da maior corretora de criptomoedas da Rússia é preso

Dmitry Vasiliev, ex-CEO e fundador da exchange de criptomoedas da Rússia, Wex, foi preso no começo de agosto pela Interpol e levado para um...
Bitcoin regulação. Imagem: ShutterStock

Mais de 60 corretoras de bitcoin deixarão de funcionar na Coreia do Sul

A Comissão de Serviços Financeiros (FSC) da Coreia do Sul, como muitas outras jurisdições, está aumentando o cerco regulatório em relação as corretoras do...
Gráfico de preço da Cardano em alta

99% dos contratos inteligentes da Cardano continuam inativos

A atualização da rede Cardano para que ela passasse a ter contratos inteligentes foi um dos momentos mais aguardados pelos investidores da moeda digital....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias