SEC vai processar Ripple (XRP) por venda de títulos não autorizados

Atualmente a XRP é a terceira criptomoeda mais valiosa do mundo em termos de capitalização de mercado

Siga no

A Securities Exchange Commission (SEC) vai processar Ripple pela venda de títulos não licenciados na forma da criptomoeda XRP. De acordo com a Fortune, a empresa será processada pelo regulador americano por supostamente vender títulos sem autorização.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, reagiu e disse que “a SEC voltou a atacar as criptomoedas”. De acordo com ele, o presidente da SEC, Jay Clayton – no final de seu mandato – está escolhendo “vencedores” do mercado e tentando acabar com a inovação dos EUA no mercado de criptomoedas.

A moeda XRP criada pela Ripple caiu 13% após a notícia da Fortune.

XRP cai apos anuncio noticia da Fortune
XRP cai apos anuncio noticia da Fortune

Ripple vai confrontar a SEC

O CEO da Ripple disse que a SEC – fora de sintonia com outros países do G20 e com o resto do governo dos EUA – não pode escolher a dedo como será a inovação (especialmente quando esta decisão beneficia diretamente a China).

“Estamos prontos para lutar e vencer – essa batalha está apenas começando”, disse.

A Ripple manteve uma conta de custódia com cerca de 50 bilhões de XRP, metade do fornecimento total da moeda digital. Apesar de ações judiciais coletivas e divisões amargas entre os fundadores, a empresa sobreviveu e se tornou uma das mais ricas da indústria de blockchain.

Atualmente a XRP é a terceira criptomoeda mais valiosa do mundo em termos de capitalização de mercado, contudo, a moeda também é alvo de criticas pela comunidade por ser centralizada. Nos últimos dias ela enfrentou várias criticas de diversos especialistas do mercado.

Em resposta a SEC, Brad Garlinghouse disse que a XRP é o melhor ativo digital para pagamentos devido a sua velocidade, custo, escalabilidade e eficiência energética. Ele citou que o ativo é negociado em mais de 200 corretoras em todo o mundo e “continuará a prosperar.”

“Nenhum outro país classificou o XRP como um título. A SEC permitiu que o XRP funcionasse como uma moeda por mais de oito anos, e questionamos a motivação para mover esta ação dias antes da mudança na administração. Em vez de fornecer uma estrutura regulatória clara para criptomoedas nos EUA, o presidente da SEC (Jay Clayton) inexplicavelmente decidiu processar a Ripple agora – deixando o trabalho jurídico real para o próximo governo.”

Diferente da XRP, o Bitcoin não pode ser processado pela SEC devido à sua natureza descentralizada. O debate sobre se XRP é um título ou não vem acontecendo há muito tempo, e a Ripple atualmente enfrenta processos coletivos de investidores da XRP.

Bitcoin e Ethereum controlados pelos chineses

A Ripple apresentou uma defesa para a SEC onde estranhamente acusa o Bitcoin e o Ethereum de serem controlados pela China.

“XRP é um ativo digital amplamente adotado com base em blockchain de código aberto, com um mercado de câmbio extremamente robusto e em pleno funcionamento.
O XRP está consistentemente classificado entre as três principais moedas virtuais do mercado – juntamente com bitcoin e éter, duas moedas virtuais controladas pelos chineses que a SEC declarou que não são títulos.”

Criador do Ethereum chama XRP de “Shitcoin”

Agora, o criador da plataforma Ethereum, Vitalik Buterin, atacou a Ripple após a notícia, dizendo que a equipe Ripple está “afundando em novos níveis de estranheza” e que XRP é um “merd*”.

Vitalik também zombou o fato de a Ripple acusar as duas moedas de serem controladas pela China.

Parece que a equipe Ripple / XRP está afundando em novos níveis de estranheza. Eles estão alegando que sua shitcoin não deve ser chamada de título por *razões de política pública*, principalmente porque Bitcoin e Ethereum são “controlados pelos chineses”

 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

NFT pode “matar” o Bitcoin? Qual a relação entre ambos?

É provável que muita gente conheça os NFTs, regularmente confundidos com “arte digital”. A ação ganhou força após Stephen Curry, astro da NBA, e...
Plataformas NFT e Ethereum empresas

Empresas listadas na bolsa apostam no mercado de NFT

O crescimento do mercado de NFTs tem quebrado barreiras mais rápido do que outros recursos relacionados a blockchain. Hoje até mesmo grandes empresas, listadas...
Dúvida sobre o Bitcoin ser caçado pela China

Mineradores brasileiros comentam banimento de Bitcoin pela China

A proibição de Bitcoin pela China nos últimos dias abalou o mercado, com muitas pessoas ficando preocupadas com isso, menos dois mineradores brasileiros que...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias