SEC vai processar Ripple (XRP) por venda de títulos não autorizados

Atualmente a XRP é a terceira criptomoeda mais valiosa do mundo em termos de capitalização de mercado

Siga no

A Securities Exchange Commission (SEC) vai processar Ripple pela venda de títulos não licenciados na forma da criptomoeda XRP. De acordo com a Fortune, a empresa será processada pelo regulador americano por supostamente vender títulos sem autorização.

O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, reagiu e disse que “a SEC voltou a atacar as criptomoedas”. De acordo com ele, o presidente da SEC, Jay Clayton – no final de seu mandato – está escolhendo “vencedores” do mercado e tentando acabar com a inovação dos EUA no mercado de criptomoedas.

A moeda XRP criada pela Ripple caiu 13% após a notícia da Fortune.

XRP cai apos anuncio noticia da Fortune
XRP cai apos anuncio noticia da Fortune

Ripple vai confrontar a SEC

O CEO da Ripple disse que a SEC – fora de sintonia com outros países do G20 e com o resto do governo dos EUA – não pode escolher a dedo como será a inovação (especialmente quando esta decisão beneficia diretamente a China).

“Estamos prontos para lutar e vencer – essa batalha está apenas começando”, disse.

A Ripple manteve uma conta de custódia com cerca de 50 bilhões de XRP, metade do fornecimento total da moeda digital. Apesar de ações judiciais coletivas e divisões amargas entre os fundadores, a empresa sobreviveu e se tornou uma das mais ricas da indústria de blockchain.

Atualmente a XRP é a terceira criptomoeda mais valiosa do mundo em termos de capitalização de mercado, contudo, a moeda também é alvo de criticas pela comunidade por ser centralizada. Nos últimos dias ela enfrentou várias criticas de diversos especialistas do mercado.

Em resposta a SEC, Brad Garlinghouse disse que a XRP é o melhor ativo digital para pagamentos devido a sua velocidade, custo, escalabilidade e eficiência energética. Ele citou que o ativo é negociado em mais de 200 corretoras em todo o mundo e “continuará a prosperar.”

“Nenhum outro país classificou o XRP como um título. A SEC permitiu que o XRP funcionasse como uma moeda por mais de oito anos, e questionamos a motivação para mover esta ação dias antes da mudança na administração. Em vez de fornecer uma estrutura regulatória clara para criptomoedas nos EUA, o presidente da SEC (Jay Clayton) inexplicavelmente decidiu processar a Ripple agora – deixando o trabalho jurídico real para o próximo governo.”

Diferente da XRP, o Bitcoin não pode ser processado pela SEC devido à sua natureza descentralizada. O debate sobre se XRP é um título ou não vem acontecendo há muito tempo, e a Ripple atualmente enfrenta processos coletivos de investidores da XRP.

Bitcoin e Ethereum controlados pelos chineses

A Ripple apresentou uma defesa para a SEC onde estranhamente acusa o Bitcoin e o Ethereum de serem controlados pela China.

“XRP é um ativo digital amplamente adotado com base em blockchain de código aberto, com um mercado de câmbio extremamente robusto e em pleno funcionamento.
O XRP está consistentemente classificado entre as três principais moedas virtuais do mercado – juntamente com bitcoin e éter, duas moedas virtuais controladas pelos chineses que a SEC declarou que não são títulos.”

Criador do Ethereum chama XRP de “Shitcoin”

Agora, o criador da plataforma Ethereum, Vitalik Buterin, atacou a Ripple após a notícia, dizendo que a equipe Ripple está “afundando em novos níveis de estranheza” e que XRP é um “merd*”.

Vitalik também zombou o fato de a Ripple acusar as duas moedas de serem controladas pela China.

Parece que a equipe Ripple / XRP está afundando em novos níveis de estranheza. Eles estão alegando que sua shitcoin não deve ser chamada de título por *razões de política pública*, principalmente porque Bitcoin e Ethereum são “controlados pelos chineses”

 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Tokens DeFi que mais valorizaram no primeiro trimestre de 2021

Um relatório publicado neste sábado (10) pela Messari, empresa especializada em análise de blockchain, revelou os tokens DeFi que tiveram o melhor desempenho no...

Investidores institucionais de olho no Ethereum, mas Bitcoin continua indo bem

O Bitcoin teve uma valorização considerável nos últimos seis meses, com muitos afirmando que o motivo foi a onda de investimentos institucionais. Agora, de...

HSBC proíbe clientes de comprar ações de empresa por regra anti-criptomoedas

A MicroStrategy se tornou uma grande aliada institucional do Bitcoin, sendo até mesmo considerada uma das responsáveis por abrir as portas para muitos outros...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Investidores institucionais de olho no Ethereum, mas Bitcoin continua indo bem

O Bitcoin teve uma valorização considerável nos últimos seis meses, com muitos afirmando que o motivo foi a onda de investimentos institucionais. Agora, de...

HSBC proíbe clientes de comprar ações de empresa por regra anti-criptomoedas

A MicroStrategy se tornou uma grande aliada institucional do Bitcoin, sendo até mesmo considerada uma das responsáveis por abrir as portas para muitos outros...

Banir o Bitcoin seria burrice, diz representante da SEC

A advogada americana e representante da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), Hester Peirce, disse que uma proibição governamental do Bitcoin seria...

Bitcoin e Ethereum próximos de ultrapassar a prata em valor total de mercado

O valor total de mercado do Bitcoin e Ethereum juntos está perto de ultrapassar a capitalização de mercado da segunda maior mercadoria monetária, a...

PancakeSwap dobra de preço em um mês e bate novo recorde

O token CAKE, nativo da exchange descentralizada PancakeSwap - que é uma alternativa mais rápida e mais barata que a UniSwap - atingiu um valor...