
Scott Bessent falando sobre Bitcoin em Davos. Fonte: YouTube/Reprodução.
Participando do Fórum Econômico Mundial em Davos, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, foi questionado sobre os planos do governo em 2026 para manter uma reserva estratégica de Bitcoin. Como resposta, Bessent aponta que eles manterão a posição de não vender moedas confiscadas.
Dados da Arkham revelam que hoje o governo americano está sob posse de 328.372 bitcoins, avaliados em US$ 29,7 bilhões/R$ 158,8 bilhões.
No entanto, a maior parte dessas moedas continua em disputa, ou seja, com processos em aberto. Segundo os dados mais recentes, os EUA possuem somente 28.988 bitcoins, menos de 1/10 do total acima, em sua posse definitiva.
Além de ser questionado sobre a estratégia de reserva de Bitcoin, Scott Bessent também foi lembrado que o governo americano recentemente apreendeu uma quantia de bitcoins dos desenvolvedores do Tornado Cash.
Em resposta, o secretário do Tesouro afirmou que não iria falar especificamente sobre esses bitcoins, mas sobre o mercado cripto como um todo.
“O que vou comentar é que a administração, liderada pelo Tesouro, e nossos colegas de ambos os lados no Congresso aprovaram uma legislação histórica, o Genius Act para stablecoins.”
“Estamos trabalhando em uma legislação de clareza regulatória e nosso objetivo, novamente, é o presidente trazer os ativos digitais e a inovação para dentro dos EUA. Queremos ser o melhor regime regulatório para ativos digitais e criar um ambiente criativo que impulsione inovações”, continuou Bessent.
Na semana anterior, um rascunho do Clarity Act seria apresentado ao senado americano, dando sequência aos planos de Trump em transformar os EUA na capital mundial das criptomoedas. No entanto, o texto foi criticado por grandes players da indústria.
Em relação ao caso do Tornado Cash, Bessent afirmou que não iria comentar sobre esse caso de disputa em específico, mas notou que o governo não planeja vender bitcoins confiscados.
“Se algo foi apreendido, acredito que tenha sido dos fundadores, e a política deste governo é adicionar o Bitcoin apreendido à nossa reserva de ativos digitais depois que os processos forem concluídos.”
“Quanto à reserva de Bitcoin, nossa visão foi primeiro parar de vender, o que já fizemos, e então podemos adicionar os ativos provenientes de confisco”, adicionou o secretário do Tesouro americano.
"THE POLICY OF THIS GOVERNMENT IS TO ADD SEIZED BITCOIN TO OUR DIGITAL ASSET RESERVE" —U.S. Treasury Sec. Scott Bessent on Tornado Cash developers' seized Bitcoin being sold at USA House in Davos #WEF26 pic.twitter.com/aecT8j3giv
— Christine Lee (@christinenews) January 20, 2026
Também em Davos, Brian Armstrong, fundador da Coinbase, afirmou que estará participando do evento para falar sobre criptomoedas com líderes globais, bem como tratar de assuntos regulatórios e acelerar o acesso aos mercados de capitais.
Comentários