Senado prepara audiência pública sobre regulamentação das criptomoedas

No projeto, o deputado propõe que os poderes fiscalizatórios sobre as criptomoedas fiquem todos a cargo da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

-

Nos siga no:
Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela/Agência Senado

O Senado brasileiro vota nesta quarta (15/5) um requerimento de audiência pública sobre a necessidade de regulamentação das criptomoedas no país.

A discussão acontece na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), a partir das 9h, sendo que o requerimento foi feito pelo senador Flávio Arns (Rede-PR).

Em seu pedido, o senador argumenta que as criptomoedas são “moedas privadas cujo valor decorre da confiança depositada nas suas regras de funcionamento operadas por meio da tecnologia ‘blockchain’, que atua como um registro descentralizado espalhado por toda a cadeia de participantes, constituindo, assim, uma alternativa às transações financeiras cursadas pelos bancos”.

O senador destaca ainda que em Nova Iorque foi “implantada a ‘BitLicense’, uma autorização concedida pelo Poder Público para as empresas que decidem efetuar operações com criptomoedas”. Cita ainda normas do Japão que visam o combate à lavagem de dinheiro e diz que a União Europeia pretende implantar a “Quinta Diretriz de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, a qual, dentre outras regras, prevê exigências de realização de diligências devidas aos clientes e apresentação de relatórios de atividades suspeitas, bem como retirada do anonimato aos donos das moedas virtuais”.

O requerimento propõe que sejam convidados para a audiência representantes do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários, da Receita Federal, da Associação Brasileira de Criptoeconomia e da Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain.

Foco negativo

Na opinião do senador, as criptomoedas no Brasil “carecem totalmente de regulamentação” e as empresas que negociam os ativos “agem livremente no mercado pátrio à míngua de qualquer supervisão ou fiscalização de órgãos governamentais”.

Ele afirma ainda que a falta de regulamentação e fiscalização representa “sérios riscos aos consumidores e à higidez da ordem econômico-financeira, diante da possibilidade de uso de tais ativos virtuais para o financiamento de atividades ilegais diversas”.

Chama a atenção que em nenhum momento o senador discuta a importância das criptomoedas como um mercado em ascensão no mundo todo e com potencial de gerar milhares de empregos em todo o país.

Projeto na Câmara

Embora ganhem a mídia quase todos os dias – muitas vezes com vieses negativos de jornalistas tendenciosos -, os ativos digitais parecem ainda longe de uma regulamentação no país.

Na Câmara dos Deputados, um projeto do parlamentar Áureo Ribeiro defende a regulamentação, embora ainda não esteja pronto para votação.

No projeto, o deputado propõe que os poderes fiscalizatórios sobre as criptomoedas fiquem todos a cargo da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM. Isso também caracterizaria os ativos digitais como valores mobiliários. O texto também caracteriza o que é uma pirâmide financeira, estabelecendo-a como crime cuja prática seria punida por pena ou multa.

----------------------------------------- Quer comprar Bitcoin? Conheça a Ripio! A plataforma mais simples para iniciantes e experts na economia digital, Acesse https://www.ripio.com/pt/
Quer receber novidades no e-mail? Assine nossa  Newsletter.
Saiba tudo sobre:
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Avatar
Almir Teixeira
Almir Teixeira é jornalista desde 2001, formado pela USP. Trabalha ainda como produtor de jingles, é programador amador e entusiasta de ciência e tecnologia.

Escreva seu comentário:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fundo de investimento está comprando 29 milhões de dólares em Bitcoin toda semana

Líder no segmento de investimentos com criptomoedas, a Grayscale Investments tem investido pesadamente da compra de Bitcoin. Isto é o que mostra a publicação...
Interesse pelo Bitcoin na África está em alta

África é o Gigante Adormecido do Bitcoin que pode acordar

O continente africano é o mais pobre do planeta e sofre com avanços consistentes tanto em tecnologia, quanto sistema financeiro. Uma solução completa aos...

Domínio mundial do dólar está ameaçado por Moedas Digitais de Bancos Centrais, diz relatório...

Recentemente a economia mundial vem voltando ainda mais a sua atenção para as Moedas Digitais de Banco Central, chamadas também de CBDC. Essas moedas,...

Pessimismo do mercado financeiro aumenta ainda mais em meio à pandemia do coronavírus

Por causa da pandemia do coronavírus, a cada semana o mercado financeiro fica mais pessimista quando o assunto é recuperação da economia brasileira. No boletim...

Não entende de Fibonacci para ganhar dinheiro? Conheça a Nominex

Traders profissionais de criptomoedas constantemente dizem que a análise técnica é a receita para o sucesso. Eles podem até estar certos - mas e...