Bob Menendez, senador americano do Partido Democrata, foi condenado nesta terça-feira (16) pelas 16 das 18 acusações que enfrentava, incluindo suborno, fraude eletrônica, extorsão e obstrução da justiça.
A comunidade do setor cripto está rindo de sua prisão. Isso porque o senador já foi um grande crítico do Bitcoin, afirmando que a criptomoeda era utilizada por criminosos e, por conta disso, deveria ser evitado.
No total, Menendez pode ficar até 222 anos na cadeia por seus crimes. Sua sentença será determinada em outra audiência, marcada para outubro.
Senador americano preso é um crítico do Bitcoin
Embora diversos relatórios apontem que criminosos preferem utilizar métodos financeiros tradicionais ao invés do Bitcoin, algumas pessoas ignoram esses fatos e distorcem as informações.
Bob Menendez, senador americano desde 2006, é um deles. Em texto publicado em 2017, o político alerta para os perigos do Bitcoin, tratando a criptomoeda como um risco para os EUA.
“Devido à natureza anônima das transações em bitcoin, a moeda digital é uma escolha ideal para criminosos.”
“A Internet apresenta um obstáculo formidável para a aplicação da lei, com novos malfeitores constantemente substituindo aqueles que foram detidos”, continuou Menendez. “No entanto, temos a responsabilidade de fazer tudo ao nosso alcance para permanecer vigilantes e prevenir danos sempre que possível.”
Como exemplo, o senador comenta sobre um vazamento de dados no qual hackers obtiveram dados de 147 milhões de pessoas. Extorquindo a Equifax, uma agência de crédito americana, ao pedir 600 bitcoins para excluir esses dados.
Ainda que crimes deste e outros tipos aconteçam com certa frequência no mercado, sua porcentagem é muito pequena quando comparado a casos de uso legítimos. Ou seja, seria como querer banir o dólar porque ele a moeda americana é usada por traficantes.
Bob Menendez é preso por diversos crimes
Preso em setembro de 2023, Bob Menendez estava enfrentando diversas acusações, incluindo suborno, extorsão, fraude eletrônica, obstrução da justiça e outros 14 crimes. Nesta terça-feira (16), o senador foi condenado por 16 das 18 acusações que enfrentava.
“Momentos atrás, um júri condenou o senador Robert Menendez por crimes de corrupção.”
“Este caso sempre foi sobre níveis chocantes de corrupção. Centenas de milhares de dólares em subornos, incluindo ouro, dinheiro e um Mercedes-Benz”, comentou Damian Williams, Procurador dos EUA. “Isso não foi política como de costume; isso foi política para lucro. Como o senador Menendez agora foi considerado culpado, seus anos vendendo seu cargo ao maior licitante finalmente chegaram ao fim.”
O julgamento continuará em outubro, onde um juiz determinará quanto tempo Menendez passará na cadeia. Quando somadas, a pena máxima pode chegar a 222 anos de prisão. Outras duas pessoas, Fred Daibes e Wael Hana, também foram julgadas no processo.