O site Bitcoin.org foi atacado hoje e ficou fora do ar por algumas horas. O domínio que foi registrado por Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, ficou off-line para visitantes na manhã deste sábado. A rede do Bitcoin não sofreu nenhum ataque.
O site é conhecido por ser uma das maiores fontes de informações sobre Bitcoin. É lá que o software do Bitcoin Core mais atualizado pode ser baixado. O ataque foi mitigado e o endereço já pode ser acessado normalmente.
https://t.co/klNYO046It is under DDOS attack. People will not be able to get BitcoinCore until the site is back up.
But you can help a bit if you download and keep sharing the torrent of Bitcoin Core 20.0.1 for people that need it to start a full node. https://t.co/NX29uvWArj— zender 🟨⬛ bitcoinomad (@zndtoshi) December 19, 2020
O site sofreu um ataque de negação de serviço (DDoS); o objetivo dos atacantes, portanto, era tirar o site do ar, dessa forma, visitantes teriam que buscar outra fonte de informação.
Geralmente esse tipo de ataque é feito por concorrentes.
Neste caso especifico, o maior beneficiado de o site bitcoin.org sair do ar seria o Bitcoin.com, site administrado por Roger Ver, criador do Bitcoin Cash.
O primeiro resultado pelo termo “Bitcoin” no Google é o Bitcoin.org, com ele fora do ar, o Google naturalmente colocaria outro na frente, pois o buscador sempre remove conteúdos desatualizados e fora do ar, o tempo costuma variar de 2 horas a 48 horas, quanto mais tempo o site ficar fora do ar, mais tempo leva também para voltar para a primeira posição.
Dessa forma, o Bitcoin.com ficaria extremamente feliz, já que o Bitcoin está em alta e as pessoas estão buscando pelo ativo.
Infelizmente isso seria ruim, já que o Bitcoin.com não promove o Bitcoin original, mas sim uma cópia barata do Bitcoin. Diversas pessoas já compraram o Bitcoin Cash enganadas pelo site. Imagine comprar um Bitcoin achando que é o Bitcoin original (que hoje vale $ 24 mil) e depois descobrir que comprou uma cópia que vale $ 300.
Cobra, o administrador do site fez uma postagem no Twitter comunicando que o site estava sendo atacado. De acordo com tuite, o ataque foi grande e quem quer que esteja por trás realmente está determinado a conseguir.
https://t.co/OsFgRFRRZb is currently under a massive DDoS attack.
Not sure when we will be back up, it's really huge, and they seem determined to keep it down.
— Cøbra (@CobraBitcoin) December 19, 2020
Não é possível saber quem está por trás do ataque, então tudo que os administradores podem fazer é identificar algum padrão e mitigar.
Geralmente os ataques DDoS usam uma BOTNET e distribuem o ataque no mundo todo, o custo pode variar, dependendo da intensidade do ataque, tipo e duração, o preço pode ficar de $100 a $ 3.000 por hora.
Em outras palavras, quem financiar um ataque contra um site geralmente tem algum objetivo maior do que “apenas derrubar”. Afinal, ninguém vai sair por ai queimando dinheiro só para colocar um site off-line.
O ataque, portanto, pode ser orquestrado por alguém (pessoa ou empresa) que quer estar em primeiro lugar no Google.