Após o saldo de diversos investidores desaparecem de seus portfólios em um hack massivo, a Solana finalmente encontrou um culpado. Conforme a equipe, a carteira responsável pelas perdas foi a Slope.
Embora a própria Slope tenha confirmado o comprometimento de suas carteiras, outros estudos apontam que 60% dos usuários afetados utilizavam a carteira Phantom. Portanto, as buscas por vulnerabilidades continuam.
A Solana, 9ª maior criptomoeda do mercado, afirma que sua blockchain não possui nenhuma falha, apontando que o problema foi externo, e segue funcionando normalmente. Entretanto, a SOL está operando em ligeira queda na manhã desta quinta-feira (4).
8.000 carteiras de Solana foram esvaziadas
Segundo estudo da própria Solana, cerca de 8.000 carteiras foram esvaziadas durante o hack que teve início na última terça-feira (2). Após reunir dados dos afetados, e contar com a colaboração de diversos profissionais, a empresa finalmente encontrou o culpado.
“Parece que os endereços afetados foram criados, importados ou usados em algum momento na carteira móvel Slope.”
Seguindo, a Solana aponta que carteiras de hardware que utilizavam os serviços da Slope não foram afetadas. Por fim, também nota não haver evidência de que sua blockchain esteja comprometida.
Como resposta, a Slope confirmou que suas carteiras foram de fato responsáveis pelas perdas, entretanto, não afirma não saber como isso aconteceu. Para aliviar o sofrimento dos investidores, a mesma aponta que até mesmo seus fundadores e funcionários foram afetados.
“Sentimos a dor da comunidade, e não estávamos imunes. Muitas de nossas próprias carteiras de funcionários e fundadores foram drenadas.”
Como recomendação, a Slope recomenda que todos seus usuários criem um novo endereço e transfiram suas economias para tal, bem como nunca mais utilizem a frase semente antiga.
Outras carteiras seguem auditando seus códigos
Apesar do culpado já ter sido encontrado, outros estudos apontam que 60% dos usuários afetados utilizaram a carteira Phantom. Entretanto, esta afirma acreditar que os afetados usaram a Slope em algum momento.
“Ainda estamos trabalhando ativamente para identificar se pode ter havido outras vulnerabilidades que contribuíram para este incidente.”
Assim como a Slope, a Phantom recomenda a criação de uma nova frase semente, principalmente se o investidor tiver usado a atual/antiga em outra carteira.
Apesar de o problema não ser em seu código, a Solana está operando em ligeira queda na manhã desta quinta-feira (4). Na última hora, a criptomoeda perdeu 2,4% de seu valor, entretanto, segue como a 9ª maior do mercado.