Nos últimos dias a Solana (SOL) registrou uma grande falha em sua blockchain, resultando em sua rede parando de processar transações por muitas horas.
Considerando apenas os últimos sete dias, a queda no preço da Solana é de 8%, cotada hoje em R$ 858,00. Mesmo com uma valorização de 14% nas últimas 24 horas, a queda no médio prazo segue acompanhada pelos traders.
A falha da rede foi apontada como grave pelo brasileiro youtuber Augusto Backes, que comparou a Solana com a Nano devido às suas falhas recentes.
Além disso, a rede foi criticada pelo criador da Polkadot e Ethereum, que afirmou que essa rede é centralizada e coloca o mercado em risco.
Apesar de problemas, Solana continua registrando maior valorização de 2021
O Bitcoin continua operando em alta em 2021, com seus fundamentos cada vez mais sólidos e reconhecidos pelo mercado tradicional. Grandes empresas e até países adotaram este meio de pagamento e reserva de valor, que valorizou cerca de 60% em relação ao dólar, cotado hoje em US$ 48.560,00.
E em um levantamento de preços de altcoins do mercado, a corretora Binance deu destaque a alguns projetos que chamaram atenção em 2021 até este dia 18 de setembro, como Ethereum, Cardano, Binance Coin e Solana.
Nessa comparação, o Bitcoin acabou sendo a moeda que teve o menor desempenho consolidado em 2021, indicando que as altcoins seguem operando em forte alta no mercado.
Segunda maior do mercado, o Ethereum, por exemplo, já valorizou 374% em relação ao Dólar, enquanto a Binance Coin teve a terceira maior alta de 2021, com 969% de alta.
Enquanto isso, uma das criptomoedas que já registrou uma das maiores altas segue sendo a Cardano, que ocupa a segunda posição do ranking de valorização feito pela Binance. No período apurado, a ADA cresceu 1.252% desde 1 de janeiro de 2021, mostrando que há um grande interesse no projeto.
Mas a explosão de valorização continua sendo da Solana, que registra uma alta de 7.359% só neste ano, uma alta que chama atenção pelo imenso impacto da hoje sétima principal criptomoeda em valor de mercado.
Mercado está ignorando falhas da Solana?
O preço de uma criptomoeda no mercado é definido pela oferta e demanda dos traders em corretoras. Quando a demanda é maior que a oferta em um determinado nível de preço, a tendência é que uma criptomoeda opere em alta.
Dessa forma, com uma gigantesca valorização, a Solana pode estar mostrando que seu mercado ignorou, ou até mesmo superou, a falha percebida na blockchain, grave para um projeto que segue entre os maiores do mercado.