A popular stablecoin TrueUSD (TUSD), que ocupa a 28ª posição no CoinMarketCap, perdeu a paridade em Dólar no último sábado (10), caindo para US$ 0,995. A cotação é a menor do último ano para a stablecoin, após uma empresa parceira suspender os serviços.
Desde a queda da Terra (LUNA) em 2022, o mercado de criptomoedas passa por um momento de cautela com as stablecoins. Isso porque, como possuem uma tecnologia centralizada e envolvem grande volume de mercado, apresentam riscos de colapsos caso a gestão das startups não funcionem corretamente.
E no último sábado, a TUSD anunciava que uma parceria com a empresa Prime Trust estava comprometida. Assim, a emissão de novas moedas passava por uma pausa, mas a equipe tentou acalmar os investidores alegando que os mints continuavam normalmente de outras formas. Parte do mercado não sentiu tanta confiança e vendeu suas stablecoins.
Anúncio: Os mints de novos TUSD com a Prime Trust estão pausados até comunicado futuro. Agradecemos sua compreensão e lamentamos qualquer inconveniente. Entre em contato com support@trueusd.com para quaisquer outras perguntas. Os serviços de cunhagem e resgate de TUSD permanecem inalterados e continuarão a operar normalmente. Queremos garantir que nossas parcerias com outras instituições bancárias permaneçam intactas, permitindo transações perfeitas.”
TUSD minting and redemption services remain unaffected and will continue to operate as usual. We want to assure you that our partnerships with other banking institutions remain intact, allowing for seamless transactions.
— TrueUSD (@tusdio) June 10, 2023
Stablecoin de Dólar perdeu levemente sua paridade, mas já se recuperou e equipe diz que tenta retomar serviços com antiga parceira
Após cair levemente de sua paridade com o Dólar, a stablecoin TUSD segue em busca de retomar sua parceria com a Prime Trust.
Em nota nesta terça-feira (13), o perfil oficial da stablecoin no Twitter alegou que procura fornecer uma experiência completa aos seus usuários.
Além disso, agradeceu a confiança de todos e diz que novas atualizações deverão ocorrer nos próximos dias.
“Nós, a equipe TUSD, estamos trabalhando diligentemente para retomar a cunhagem de TUSD no Prime Trust. Entendemos a importância de fornecer uma experiência perfeita para nossos usuários. Agradecemos a paciência e o apoio de nossa comunidade durante esse processo e forneceremos atualizações assim que ocorrerem novos desenvolvimentos. Obrigado pela confiança na TUSD.”
We appreciate the patience and support of our community during this process and will provide updates as soon as new developments occur. Thank you for your trust in TUSD.
— TrueUSD (@tusdio) June 13, 2023
Publicamente, a Prime Trust não comentou sobre o caso e não forneceu detalhes sobre os impedimentos nas emissões de TUSD. O mercado segue acompanhando o caso.
Stablecoin ganhou espaço na Binance após pressão sobre a BUSD
O que chama atenção no caso envolve o fato de a TUSD ser a stablecoin que mais se beneficiou da queda da BUSD, o Binance USD, que contava com a sua emissão pela Paxos. Desde que o governo dos EUA suspendeu novas emissões da stablecoin, a TUSD ganhou espaço e logo passou a contar com amplo apoio da Binance e outras corretoras.
Na Binance, por exemplo, as negociações no par Bitcoin e TUSD são as únicas com taxa zero de corretagem, o que comprova a adoção a stablecoin pela corretora.
Ou seja, caso a stablecoin enfrente problemas com bancos e passe por pressão na sua emissão, provavelmente afetará os investidores que possuem a TUSD. Contudo, muitos aguardam ansiosos por mais novidades.