Por que a Weiss Ratings não avalia Tether, TrueUSD e outras moedas estáveis? Essa é uma pergunta comum feita a agência de classificação de criptomoedas.

Juan Villaverde é econometra e matemático dedicado à análise de criptomoedas desde 2012. Ele lidera a equipe de analistas e programadores que desenvolveram os índices de criptomoedas Weiss.

A resposta da empresa, em um post publicado no blog oficial diz:

“Verdade, o valor delas é estável. Sim, eles são digitais. Mas não são criptomoedas de verdade.”

Stablecoins são ativos digitais atuando como proxies para uma determinada moeda fiduciária. Isso é o que as torna estáveis. Mas também tira qualquer semelhança de alcançar a missão central de criptomoedas – dar às pessoas uma nova forma de dinheiro que só eles controlam.

Veja como funciona uma stablecoins:

  1. Os emitentes da stablecoin mantêm dinheiro fiduciário com um custodiante (banco). Geralmente são dólares americanos.
  2. Eles criam tokens de criptomoedas equivalentes à quantidade de dinheiro que estão mantendo.
  3. Eles fixam o valor de um token para a unidade da moeda fiduciária, como US $ 1,00.
  4. O token em si pode ser comprado ou vendido em uma corretora de criptomoedas. Desde que possa ser resgatado pela moeda fiduciária.

Criptomoedas verdadeiras são muito diferentes porque:

  1. Seu valor não é controlado – direta ou indiretamente – por qualquer autoridade central.
  2. Elas nunca podem ser confiscadas. Eles também não dependem de reservas fiduciárias que poderiam ser confiscadas.
  3. Elas não carregam nenhum risco de contraparte. Mesmo se uma das partes for à falência, os investidores e comerciantes continuam tendo a moeda.

Essas diferenças são a principal razão pela qual as criptomoedas, por mais experimentais que sejam, atraíram tantos investidores, engenheiros, matemáticos e especuladores.

Elas são a primeira classe de ativos da história que são:

Puramente digital E
Valorizado de forma totalmente independente, independentemente de quaisquer outros valores de ativos.
Assim …

Por que as stablecoins são necessárias?

Porque, pelo menos até agora, o preço de mercado das verdadeiras criptomoedas é muito volátil. E enquanto isso continuar a ser o caso, será extremamente difícil que muitos aplicativos distribuídos (dApps) se tornem populares.

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Exemplos são abundantes: Streaming de serviços de vídeo, Serviços de compartilhamento de carro., Plataformas de mídia social, etc. Se as moedas nativas não puderem manter um nível mínimo de estabilidade de preços, os usuários comuns simplesmente não correrão o risco de usá-las. Os especuladores podem ter uma relação de amor e ódio com criptos. Mas alguém que está tentando compartilhar uma carona? Não.

Stablecoins oferecem uma solução paliativa imediata.

Elas são uma muleta para os dApps se apoiarem até que os mercados de criptomoedas se amadureçam e se estabilizem. E esse não é um caso de uso trivial.

Aqui está o problema: ao contrário do Bitcoin, Ether e outras criptomoedas, uma stablecoin é mais parecido com uma dívida – uma promessa de pagar outro ativo no futuro – e não um ativo que mantém valor em seus próprios méritos. Se o emissor não possuir um valor equivalente em moeda fiduciária com um custodiante, toda a estrutura vai por terra abaixo.

Pior ainda, se o sistema financeiro em si é desestabilizado, as stablecoins podem ser varridos pelas marés. Muito parecido com uma conta bancária, PayPal, Apple Pay ou qualquer outro serviço de fintech centralizado.

Qual é o ponto de estabilidade usando blockchain?

Pense nisso.

As Stablecoins usam essencialmente a mesma Tecnologia de Ledger Distribuído das verdadeiras criptomoedas. Mas elas só mantêm seu valor se a sua contraparte possuir ativos em reserva e estiver disposta a resgatar os tokens desse ativo. Quando você usa uma stablecoin, você tem que confiar neles para fazer exatamente o que eles prometeram.

Veja a contradição? A tecnologia que as stablecoins usam foi projetada para remover a necessidade de confiar em outra pessoa – não para exigir essa confiança.

Então, imagine este cenário: O emissor para de resgatar sua stablecoin por moeda fiat. Você protesta, mas não há muito o que fazer sobre isso. Sua reivindicação sobre o dinheiro é subitamente nula e sem efeito. E o valor residual de sua stablecoin é uma ninharia em comparação com o que você pagou por isso.

Esse tipo de coisa realmente acontece? Em lugares ou tempos de crise financeira, absolutamente!

Basta olhar o que aconteceu recentemente na Venezuela. Funcionários do presidente Maduro tentaram resgatar suas reservas de ouro no Banco da Inglaterra. Mas não foi possível.

Esse incidente destaca o baixo valor da custódia. Quando você armazena seus ativos com um custodiante, se a pressão chega a uma grande crise, a posse física permite que eles assumam o controle. E se eles deixarem de reconhecer seu direito à propriedade, você pode ter que lutar nos tribunais ou dar um beijo de despedida.

Em última análise, stablecoins são da mesma laia. Elas são apenas tão “estáveis” quanto o sistema legado do qual derivam seu valor. No longo prazo, apenas verdadeiras criptomoedas oferecem a promessa de construir uma estrutura mais robusta e mais sustentável.

XDEX: Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado. Abra sua conta, é grátis!