A nova moeda em comum do Brics voltou a ser alvo de rumores, com a divulgação de uma imagem de uma nota simbólica da futura moeda do bloco. Com as bandeiras dos países fundadores do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do SUl, a nota ganhou as redes sociais após sua divulgação.
A revelação veio a partir de um perfil oficial de um novo membro do BRICS, o Irã, aceito como novo membro na última cúpula em agosto de 2023.
De acordo com o comunicado, um embaixador russo presenteou membros dos Emirados Árabes Unidos com a nota.
Nota do Brics ainda é simbólica, mas já liga alertas
De fato, na última cúpula do Brics, os membros discutiram sobre a proposta de criar uma moeda comum para países do bloco possam realizar suas transações com a nova moeda.
Os novos membros também teriam acesso à divisa, mas publicamente não havia nenhuma comunicação oficial de que os governantes haviam fechado a questão sobre como seria a moeda. Em seu discurso, o presidente do Brasil, Lula, declarou que a moeda BRICS daria força ao bloco.
Isso porque, os países membros movimentam bilhões de dólares anualmente, mas não podem mais depender da moeda norte-americana, declarou o presidente brasileiro.
Com isso, a informação da nova nota do BRICS acende o alerta de que os governos já podem ter iniciado a produção da nova moeda, embora ela deva funcionar apenas via internet, sendo o papel-moeda apenas simbólico.
“embaixador russo revela nota do BRICS. O embaixador russo na África do Sul revelou uma moeda de 100 BRICS durante uma cerimônia na embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Pretória e apresentou-a ao embaixador dos Emirados Árabes Unidos.”
السفير الروسي يكشف عن الورقة النقدية لدول البريكس
كشف السفير الروسي لدى جنوب أفريقيا عن قطعة نقدية من فئة 100 #بريكس خلال حفل السفارة الاماراتية في بريتوريا وقدمها لسفير الإمارات. pic.twitter.com/Xa8tb2gA3V
— إيران بالعربية (@iraninarabic_ir) September 5, 2023
Atual presidente do banco do BRICS, Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, não confirmou nenhuma criação de nota pelo bloco, nem comentou publicamente sobre o assunto.
Presidente da China falta não aparece em evento do G20 e acirra tensão com G7
Também membro do BRICS, a China viu seu presidente Xi Jinping faltar na última reunião do G20, que começou neste sábado (9), e termina no domingo (10). Sediada na Índia, a reunião não contou com o presidente chinês e para muitos é um claro sinal de que ele tensiona com os países membros do G7.
Considerada uma das principais potências dos mercados emergentes, a China é um país apoiador da Rússia, que sofre com embargos após invadir a Ucrânia.
Não está claro ainda se o Brics e sua possível nova moeda possuem alguma relação com as tensões geopolíticas, mas uma nova moeda surgindo no mercado global pode ser uma ameaça a soberania do Dólar.