Taxas de rede do Bitcoin, analista opina

Taxas em foco!

-

Siga no
Anúncio

As taxas de rede do Bitcoin, também conhecidas como fee ou taxa de mineração, são fundamentais para que a blockchain mantenha seu funcionamento ininterrupto e com segurança.

O Bitcoin trabalha com o consenso de mineração Proof of Work, que indica que uma atividade computacional intensa irá criar blocos de transações válidos para a rede. Uma das recompensas por essa atividade são os Bitcoins gerados pelo bloco e a outra recompensa são as taxas da rede que são pagas pelas pessoas que realizam pagamentos com o Bitcoin em seu cotidiano.

Um usuário comum ao criar uma transação de Bitcoin, em uma carteira ou mesmo em uma exchange, pode se deparar com muitas dúvidas nesse momento visto que este é um tema que não possui uma receita de bolo pronta.

Anúncio

A rede Bitcoin utiliza como taxa a métrica de satoshis por byte (sat/byte), que quer dizer o peso que a transação que irá ocupar no bloco. Essa taxa é variável, por isso a dificuldade inicial em compreender a mesma.

Todos os dias vários blocos são criados na rede, cerca de 1 bloco a cada 10 minutos em média, logo garantir que sua transação esteja no próximo bloco exige que se tenha algumas habilidades ou utilize algumas ferramentas.

Uma das formas de ter sua transação validada no próximo bloco, seria olhar em algum block explorer para conhecer o que os usuários que tiveram suas transações confirmadas nos últimos blocos colocaram como taxa de rede. Uma média dessas taxas poderia dar uma boa ideia para utilizar nas transações próximas.

Como isso não garante que o sucesso seja alcançado, algumas ferramentas foram criadas para ajudar os usuários em dúvidas, como o Fee Calculator, Bitcoin Fees e o Transaction Fee.

Os usuários devem sempre prestar atenção também em transações de Bitcoin que não estão confirmadas, observando a taxa de rede utilizada para evitar ter a sua pendente por muito tempo. No momento da escrita deste, mais de 6 mil transações estavam pendentes para serem confirmadas.

O detalhe é que como disse um analista chinês no dia 10 de fevereiro “o tamanho do bloco de Bitcoin não está em uma relação linear simples com uma taxa de transação”. O Bloco ser pequeno não quer dizer que a taxa de rede será barata, pois, existem fatores como volume, preço de mercado e capacidade da blockchain, entre outros fatores.

Na história das taxas de mineração da rede, durante o início do Bitcoin as mesmas não eram importantes e eram consideradas uma doação aos mineradores, mas estima-se que quando os blocos não gerarem muitos BTCs mais, serão as fees que farão a remuneração pela atividade de manter a blockchain do Bitcoin segura.

Até lá, os usuários devem estudar muito bem sobre o assunto para evitar gastar mais do que o necessário, ou seja, cair na maldição do vencedor.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mundo Conectado via Blockchain do Bitcoin

Executivo da JBS exalta blockchain para controle de gados

Uma das maiores produtoras de carnes do mundo, a JBS tem sido alvo de desconfianças nos últimos tempos. Na reação as críticas, o executivo...

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...
CVM - Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (Bitcoin, Criptomoedas, Investimentos, Pirâmides)

CVM terá eventos sobre criptomoedas em outubro

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil participa, no início de outubro próximo, da semana mundial do investidor. Entre os temas, a CVM terá...

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Estudos da Semana – ETH, SNX, IOT e AMB

Em semana vermelha para criptomoedas, confira os estudos dos analistas do TradingView. CoinGape Os tokens de smart contracts estiveram numa onda descendente após a rejeição sofrida...

CVM terá eventos sobre criptomoedas em outubro

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil participa, no início de outubro próximo, da semana mundial do investidor. Entre os temas, a CVM terá...

EUA prende membro de um dos maiores grupos de hackers do mundo

Nathan Wyatt, membro de um grupo de cibercriminosos que extorquiam Bitcoin, se declarou culpado e foi sentenciado pelo Departamento de Justiça dos EUA por...