A maior das ilhas Canárias espanholas, Tenerife, avisou que vai vender o Bitcoin que tem em sua posse. A medida teria sido tomada após uma mudança na administração do local.
Nos últimos meses, grandes empresas estão comprando Bitcoin para compor suas reservas de valor. Ao apostar no Bitcoin, investidores acreditam que possuem um ativo descorrelacionado com as moedas fiduciárias.
A preocupação em adquirir Bitcoin ganhou força principalmente após a crise atual, que fez governos do mundo todo imprimirem grandes quantidades de dinheiro para ajudar a população.
No entanto, a inflação segue sendo uma das principais preocupações do momento. Assim, ter uma reserva em Bitcoin acabou sendo uma solução prática para muitos.
Após troca de governo, Tenerife afirma que vai vender Bitcoin que tem em sua posse
Com a nova onda de adoção do Bitcoin, muitas empresas já anunciaram a compra da moeda digital. O motivo principal dessas compras é manter uma reserva de valor em uma moeda segura. A empresa mais famosa a comprar Bitcoin é a Tesla, que tem Elon Musk como CEO.
No entanto, poucos governos confessaram a compra de Bitcoin, mesmo com grandes empresas endossando a moeda. De fato, alguns seguem aumentando suas preocupações com a moeda digital, banindo ou negando sua tecnologia.
No caso de Tenerife, uma ilha no Oceano Atlântico que pertence à Espanha, alguns bitcoins estão na reserva do local. A antiga administração teria adquirido a criptomoeda como reserva de valor para a ilha, que deverá ser dissolvida em breve.
A nova administração de Tenerife avisou que irá vender o Bitcoin da sua reserva. A explicação? Manter o Bitcoin como reserva é uma prática perigosa, visto que a moeda digital seria ‘opaca’ e não pode ser considerada um patrimônio nacional.
A venda do Bitcoin foi uma decisão tomada por Pedro Martín, atual presidente do Cabildo de Tenerife. De acordo com ele, foi feita uma auditoria no Instituto Tecnológico de Energías Renovables (ITER), identificando os Bitcoins.
A venda das moedas dará para Tenerife cerca de 1 milhão de euros, ou seja, aproximadamente 22 bitcoins. Pedro reconheceu a valorização do Bitcoin, mas acredita ser inapropriado para sua administração ter a moeda. A informação foi compartilhada em um programa de rádio no último dia 19 de março.
“Investimento de 20 mil euros que se transformou em 1 milhão é uma benção”, afirmou investidor revoltado
O presidente de Tenerife se manteve firme na decisão de vender os bitcoins de sua reserva, mesmo com a ilha atravessando uma crise na economia. Com quase 1 milhão de habitantes, Tenerife é a maior da ilhas Canárias espanholas.
Contudo, para Isidro Quintana, um empreendedor do local, Pedro Martín está equivocado. Segundo Isidro, um investimento baixo como o feito em Bitcoin, com alto retorno, não é algo a se vender.
Isidro ainda marcou Pedro em seu comentário feito pelo Twitter, afirmando que ele está cometendo um ataque contra os cidadãos de Tenerife. Em outro comentário, ele ofereceu ajuda para apresentar o Bitcoin para a administração da ilha espanhola.
“Pedro Martin, um investimento público de 20 mil euros que se transforma em mais de 1 milhão de euros é uma bênção, o Bitcoin pode ser declarado à tesouraria como qualquer bem patrimonial para a tesouraria. Ele acaba de cometer um ataque contra nossos cidadãos por ignorância”, afirmou Isidro.
El @CabildoTenerife tiene #Bitcoin y su presidente @ConPedroMartin dice que los vendan por ser una moneda opaca al fisco🤦♂️, cuando se podía haber usado inteligentemente por ejemplo para mejorar el 70% de paro juvenil. Les puedo asesorar si lo necesita, sino #havefunstayingpoor pic.twitter.com/3zpML74Zh8
— Isidro Quintana (@isidro_quintana) March 22, 2021
Ao contrário de Tenerife, a cidade de Miami nos Estados Unidos segue acreditando no potencial do Bitcoin. Na última terça-feira (23), o prefeito da cidade publicou um Twitter reforçando seu compromisso de inovar com Bitcoin.
“Miami sempre se esforçará para estar à frente da curva. Expandir a liberdade financeira dos miamianos é o primeiro passo em direção à nossa economia moderna”, afirmou Francis Suarez, prefeito de Miami.
Miami will always strive to be ahead of the curve.
Expanding the financial freedom of Miamians is the first step forward towards our modern economy🚀 https://t.co/2J3ebFQHEw
— Mayor Francis Suarez (@FrancisSuarez) March 24, 2021