Enquanto se prepara para criar sua primeira reserva de bitcoin, o Tesouro dos EUA está a procura de um especialista em criptomoedas.
De acordo com uma vaga em aberto, apurada pelo Livecoins nesta terça-feira (7), o profissional ganhará entre R$ 860 mil e R$ 1,12 milhão ($142,488 – $185,234) por ano.
O especialista em investigação deverá atuar de forma global, analisando possíveis crimes envolvendo transações financeiras.
Especialista em criptomoedas procurado pelo Tesouro dos EUA terá de observar riscos para país e ajudar a impor sanções
O Investigative Specialist (Global) será responsável por diversas atividades relacionadas ao combate a finanças ilícitas. Ele terá que redigir, revisar e editar registros de evidências e memorandos decisórios.
Esses documentos ajudarão a identificar jurisdições, instituições, tipos de transações ou contas com risco de lavagem de dinheiro. O profissional também fará recomendações sobre ações que podem afetar a política externa dos EUA, as relações internacionais e a segurança nacional.
Outra tarefa será avaliar a necessidade de impor requisitos de relatórios adicionais a instituições financeiras e empresas não financeiras. Ele deve analisar o impacto dessa coleta de dados, tanto para o sistema financeiro dos EUA quanto para investigações específicas de crimes.
O foco está em transações que envolvem moeda fiduciária ou ativos virtuais, como criptomoedas.
O Investigative Specialist também oferecerá expertise em finanças ilícitas para apoiar as prioridades da administração. Ele precisará entender operações e produtos de instituições financeiras, além de metodologias e riscos associados a finanças ilícitas. A atuação inclui áreas como lavagem de dinheiro, terrorismo, corrupção, crime organizado, narcotráfico e cibercrime.
Além disso, o profissional representará o FinCEN em reuniões com outros órgãos do Tesouro dos EUA, com agências governamentais e com parceiros internacionais. Ele terá que coordenar ações para combater ameaças financeiras ilícitas, trabalhando também com o setor privado e autoridades estrangeiras.
Vale o destaque que o trabalho está disponível ao público em geral de moradores dos EUA, e as inscrições vão até o dia 8 de janeiro de 2025.
Tesouro se prepara para mudanças de Trump?
A vaga de trabalho em aberto desde o dia 30 de dezembro de 2024 pode sinalizar que a instituição já se prepara para as mudanças que podem ocorrer com a chegada do novo presidente, Donald Trump.
Isso porque, Trump prometeu criar uma reserva nacional de Bitcoin em sua campanha, montante que pode ficar sob a guarda do próprio Tesouro.
Em anos anteriores, a secretária do Tesouro de Joe Biden, Janet Yellen, comandou com punhos de ferro e totalmente contrária ao bitcoin. Mas agora as mudanças estão para chegar e a vaga pode ser um exemplo disso, com a instituição reforçando sua equipe técnica.