A Texas A&M, uma das maiores universidades dos Estados Unidos, começará a ensinar bitcoin para os alunos. Ao adicionar o curso “Bitcoin Protocol”, os interessados aprenderão a desenvolver bibliotecas de bitcoin do zero.
O novo curso da universidade americana foi anunciado pelo professor Korok Ray, que conduzirá o treinamento a partir de março. O programa estará disponível para alunos de duas instituições de ensino dentro da Universidade — a Faculdade de Engenharia (College Engineering) e a Mays Business School (Mays Business School).
De acordo com o coordenador, o curso será baseado no livro Programming Bitcoin do famoso evangelista e especialista em criptomoedas Jimmy Song.
I will be teaching the first ever Bitcoin class at Texas A&M this spring!
— Korok Ray (@KorokRay) January 12, 2023
Em um tópico no Twitter, o professor Korok Ray admitiu que foi uma tarefa difícil conseguir a aprovação do curso na universidade, o que exigiu um trabalho meticuloso nos últimos meses.
No total, mais de 74.000 pessoas estudam na Texas A&M, mas ainda não se sabe quantos alunos vão se inscrever no curso especial sobre bitcoin.
Alunos da Texas A&M se tornaram milionários minerando bitcoin
A universidade já esteve nos holofotes do mercado de criptomoedas, quando dois ex-alunos da Texas A&M encontraram uma maneira de minerar Bitcoin usando gás queimado, um subproduto da produção de petróleo e gás, uma combinação de duas indústrias que normalmente não se pensaria em combinar.
Em 2019, Matt Lohstroh, 21, especialista em finanças, e Brent Whitehead, 21, especialista em distribuição industrial, fundaram a Giga, uma empresa de mineração de Bitcoin com gás natural com sede em Beaumont, Texas.
“É uma nova maneira não apenas de reduzir as emissões, mas também de monetizar o gás.” – disse Whitehead à CNBC.
A experiência em engenharia e petróleo de Whitehead e a experiência em finanças e conhecimento de Bitcoin de Lohstroh formam uma combinação complementar para ajudar a liderar um mercado composto por duas indústrias historicamente distintas.
A dupla disse que seus programas de graduação ajudaram a prepará-los para o mundo dos negócios.
Eles construíram seu primeiro servidor de mineração no quintal dos pais de Whitehead em sua cidade natal, Buna, Texas. Os dois passaram inúmeras noites soldando e montando o primeiro de muitos centros de mineração com guindastes nos perímetros do pátio.
Os dois concordaram que a combinação bitcoin e gás natural cria uma solução para os produtores reduzirem as emissões, além de oferecer oportunidades para operadores e produtores de empregos que antes não eram um fluxo de receita tradicional.
Os negócios da empresa cresceram tão rapidamente que agora ela tem acordos com 20 empresas de petróleo e gás — quatro das quais são negociadas na bolsa de valores, de acordo com Whitehead.
A Giga também está negociando com fundos soberanos para expandir seus negócios. Ela espera contratar mais seis funcionários para sua força de trabalho atual de 11 pessoas.