A corretora de criptomoedas FTX lançou um contrato futuro que permite que traders apostem no resultado da próxima eleição presidencial do Brasil.
A empresa anunciou que o contrato com o ticker “Bolsonaro 2022” vai expirar com o preço de 1 dólar caso Bolsonaro (sem partido) vença as eleições, e com US $ 0 caso ele perca.
O anúncio foi feito no Twitter pelo próprio CEO da FTX, Sam Bankman.
https://t.co/zMZb91mq99 — will Jair Bolsonaro win the 2022 Brazilian presidential election?
— SBF (@SBF_FTX) May 15, 2021
Um contrato futuro é um acordo para comprar ou vender um ativo em uma data futura a um preço combinado. O comprador deve comprar e o vendedor deve vender o ativo pelo preço definido, independentemente do preço de mercado atual na data de vencimento.
O resultado da eleição que acontecerá em 2 de outubro de 2022 determinará o preço final do token, se por qualquer motivo a eleição for cancelada ou nenhum candidato for anunciado até o final de 2022, o contrato expirará em US $ 0, de acordo com um comunicado da empresa.
O token atrelado ao contrato futuro tem o preço determinado igual à probabilidade de reeleição do Bolsonaro. O perfil de risco do contrato, portanto, é diferente de uma criptomoeda comum: ele tem chances significativamente maiores de se movimentar para US $ 0 ou US $ 1.
Lançado no sábado (15), o contrato tem um volume diário de cerca de 10 mil dólares e é negociado atualmente por US $ 0,44.