Tokenização de Imóveis é futuro no Brasil

Mercado tem crescido pelo mundo, mas no Brasil alguns entraves poderão ser desfeitos para florescer setor.

Siga no
Compra de Imóveis com criptomoedas (Bitcoin, tokenização)
Compra de Imóveis com criptomoedas

Comprar um pedaço digital de um produto físico e até obter uma renda desse investimento. Esse é o conceito de tokenização, que pode até impactar o setor de imóveis no Brasil e contribuir para o futuro de investidores.

Nos últimos anos as criptomoedas de fato passaram a ocupar parte do noticiário financeiro. Com inovações sem precedentes, o significado de investimentos tem mudado ao longo dos últimos onze anos.

Com o surgimento do Bitcoin, e consequentemente da blockchain, o mundo ganhou uma nova experiência. Nesse sentido, a tokenização pode ser uma tendência para os próximos anos.

Brasil pode ter no futuro imóveis tokenizados, como já é visto em outras partes do mundo

O mundo atravessa um momento ímpar em 2020, principalmente com a pandemia do novo coronavírus. A chegada de um novo vírus perigoso levou muitos negócios a um processo de digitalização.

Esse processo tem sido conduzido por governos e empresas privadas, inclusive no setor de imóveis. Falando sobre o assunto, o Meetup Bitcoin São Paulo conduziu um debate com Rubens Neistein no último sábado (26). Ele que é o CEO da BlockMaster Brasil e cofundador da startup BlockImob, é especialista em tokenização imobiliária.

Com o tema “Blockchain e o Futuro do Mercado Imobiliário”, Rubens tem se dedicado a trabalhar pelo setor e pôde compartilhar um pouco de sua experiência. De acordo com ele, “a posse de um token confere ao seu detentor direitos específicos dentro daquela rede de usuários“.

O especialista pontuou que o mercado imobiliário é hoje um dos maiores do mundo em valor de mercado. Com U$ 217 trilhões em valor, esse é o maior mercado do mundo hoje, apontou o especialista.

No entanto, o mercado imobiliário oferece muitas resistências a investidores. A liquidez, por exemplo, é um dos problemas desse mercado, além do alto custo para negociar um imóvel.

O futuro da propriedade deverá ser feito por “Security Tokens”

De acordo com Rubens, o futuro da propriedade será via tokenização dos imóveis. Com uso dos chamados security tokens, as pessoas poderão ter maior liquidez e menos burocracia nas negociações de imóveis.

Citando exemplos de negociações de imóveis que usam a tokenização hoje, Rubens apresentou apartamentos e casas espalhados pelo mundo. Dessa forma, investidores interessados em comprar um metro de apartamento, ou dois de uma casa, podem facilmente fazer o investimento.

Essa nova tecnologia permite até que pessoas obtenham renda, caso o imóvel venha a ser alugado. Essa proposta é diferente dos fundos imobiliários e permite que investidores tenham acesso direto aos imóveis de seu interesse, inclusive com a posse digital deles.

Alguns entraves para o cenário florescer no Brasil ainda é a regulamentação desses investimentos. Contudo, Rubens afirmou que a CVM já olha o assunto e deverá se posicionar legalmente.

A tokenização tem sido comum no ramo de investimentos, e até um Ferrari foi tokenizada recentemente. O especialista afirmou que ações, rodovias, entre outras, poderão ser tokenizadas no futuro. A principal criptomoeda para tokenização é a Ethereum.

Por fim, vale o destaque que no Brasil a venda de imóveis por criptomoedas tem disparado. Conforme apurou o Livecoins recentemente, um corretor tem feito mais vendas ao aceitar essas moedas.

Assista ao Meetup Bitcoin São Paulo sobre a tokenização de imóveis na íntegra abaixo:

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bitcoin e gráfico em queda de preços

Fake news faz preço do Bitcoin cair 10%

O preço do Bitcoin caiu mais de 10% hoje, a desvalorização fez com que o preço da criptomoeda atingisse seu valor mais baixo das...

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Criador de Rick and Morty vende arte tokenizada em Ethereum por R$ 8.8 milhões

A estreia do cocriador da série Rick & Morty no mundo das artes tokenizadas (NFT) foi um sucesso. Segundo o site CryptoArt.io, Justin Roiland...

“Bitcoin não teve gasto duplo”, afirma especialista após polêmica

Uma das prováveis explicações para a queda do Bitcoin hoje é referente a uma suposta falha na rede. Andreas Antonopoulos mostrou que o Bitcoin...

Craig Wright processa sites e manda remover whitepaper do Bitcoin

Craig Wright, o controverso australiano que se diz criador do Bitcoin exigiu que os sites bitcoin.org, bitcoin.com e bitcoincore.org removam o famoso whitepaper do...

Preço do Bitcoin em forte queda, -22% desde recorde histórico

O preço do Bitcoin continua em forte movimento de queda nas corretoras pelo mundo. Com a nova tropeçada, o preço já teria registrado uma...

CME é bom pro Ethereum? Preço vai cair em fevereiro?

18 de dezembro de 2017, lançamento do contrato futuro de Bitcoin na bolsa de Chicago, a CME. Nas palavras do estrategista global do banco...