Tokenização de veículos ganha debate no Detran do Paraná

Cresce no Brasil a busca de tokenização em blockchain por autoridades

A tokenização de veículos no Paraná foi tema de uma reunião na terça-feira (4), promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) no Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), com colaboradores da instituição.

A proposta discutida entre Tecpar e Detran-PR seria para criar um Passaporte Veicular Digital, um token único do veículo que reuniria em blockchain (registro digital das informações de maneira criptografada) seus dados, além de possibilitar novas funcionalidades para financiamentos e transferência de propriedade mais rápida e digital.

Os detalhes do andamento do projeto foram apresentados aos colaboradores do Detran, com explicações sobre os conceitos de token e blockchain de maneira didática.

🛡️Aprenda a proteger seus bitcoins sem depender de terceiros. 👉 Treinamento de auto custódia. 🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

Na prática, a plataforma em discussão no Paraná permitiria que cada veículo fosse representado em um ativo digital único, registrando dados e histórico do veículo de uma forma imutável, transparente e rastreável – o que diminuiria fraudes na quilometragem, laudos adulterados e omissões de informações.

Entenda as vantagens para a população do Paraná se a tokenização de veículos entrar em vigor, e o que empresas ganham

Para a população, esse Passaporte Veicular Digital traria como benefícios as transferências mais rápidas, menor exposição a fraudes e redução de custos informais na transferência.

Para o ecossistema automotivo, como montadoras, seguradoras, bancos e demais empresas do setor, o valor estaria na integração automática e confiável de novos dados ao longo de toda a vida do veículo, ampliando tanto a rastreabilidade quanto o potencial de serviços personalizado. Com informações divulgadas pelo Detran-PR.

Vale destacar que a tokenização no Brasil é um fenômeno que chegou em vários debates públicos. Um dos mais relevantes dos últimos tempos envolvia o Real Digital chamado de Drex, que pretendia tokenizar títulos do tesouro público e outros ativos mais.

A própria Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fenasbac se uniram para procurar soluções blockchain e tokenização no mercado de capitais brasileiro.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias