Inicio Altcoins Tokens de Exchanges são um bom investimento?

Tokens de Exchanges são um bom investimento?

-

Compartilhe

Os tokens de Exchanges começaram a surgir em meados de 2017, eles são categorizados como tokens de utilidade e tem objetivo de oferecer algumas vantagens aos traders.

Esses tokens podem ser usados ​​como forma de recompensar os traders que criam liquidez na corretora, eles também podem ser usados ​​para reduzir as taxas de negociação ou para dar aos usuários da corretora alguns direitos de governança.

Diferentes exchanges utilizam diferentes subconjuntos desses recursos para seus tokens. Como alguns desses tokens alcançaram grande sucesso.

Os prós e contras dos tokens de exchanges como investimento será discutido neste artigo. O foco aqui não são os tokens nativos de protocolos de exchanges descentralizadas como a 0x, mas sim os tokens emitidos por exchanges centralizadas como a Binance, Huobi e muitas outras.

O primeiro passo para decidir se um token é um bom investimento é entender seu objetivo, sua mecânica e seu ajuste de mercado. Neste artigo, esses fatores são discutidos em detalhes.

O Tokens das exchanges alcançaram um ROI muito alto para quem investiu. Fontes: https://info.binance.com/currencies/binance-coin, https://www.huobipro.com/ht/points/, https://assets.kucoin.com/kucoin_whitepaper_en.pdf

O BNB da Binance é um ótimo exemplo de sucesso de token de utilidade. Foi uma vitória clara para seus detentores. Seu preço aumentou mesmo em um mercado em baixa para quase todas as outras criptomoedas.

De acordo com a tabela de preços do BNB, o token alcançou mais de 10x de retorno de investimento para os detentores que compraram a moeda há apenas 7 meses e mais de 105x do ROI do preço da ICO.

Preço BNB ao longo do ano. Imagem: Coin market Cap Livecoins

Mecanismos de Tokens de exchanges

Os tokens das Exchange são projetados para fornecer várias vantagens aos detentores. A vantagem mais comum é o desconto em taxas de negociação. A Binance oferece um desconto anual decrescente para todos os usuários que usam o BNB como forma de pagar taxas de negociação.

A Huobi oferece um desconto escalonado em taxas de negociação para detentores de token Huobi (HT). O valor do desconto depende do saldo HT do usuário e pode ser de até 50%. Alternativamente, a bolsa KuCoin dá 50% das taxas diárias de negociação de câmbio aos detentores de ações da KuCoin (KCS) como um dividendo diário.

As outras vantagens comuns são direitos de governança e airdrops. As trocas permitem que seus detentores tenham uma opinião em alguns assuntos relacionados a corretora, como a listagem de novas moedas.

Além disso, as corretoras recompensam os usuários, dando airdrops quando realizam depósitos de ativos recém-listados. Esse tipo de airdrop provou ser útil tanto para aumentar a liquidez dos ativos recém-lançados quanto para aumentar a base de usuários dos tokens de utilidade.

Além dos benefícios diretos que os detentores de tokens ganham, as corretoras aplicam várias estratégias para aumentar o preço de seus tokens. A estratégia mais comum é a recompra simbólica. As corretoras prometem usar parte de seus lucros (até 20%) para recomprar os tokens dos usuários e, em alguns casos, queimar os tokens comprados de volta.
Tanto a Binance quanto a Kucoin prometem reduzir o fornecimento de seus tokens de 200M para 100M através do programa de recompra. Outra estratégia inteligente que a Binance usa para aumentar o preço do BNB é a característica “conversão de saldos pequenos para o BNB”.

Muitos dos usuários do Binance recebem pequenas quantidades de moedas diferentes como resultado do programa de referência. Esses saldos podem ser pequenos demais para serem negociados na plataforma. No entanto, o Binance permite que os usuários convertam esses pequenos saldos em BNB uma vez por dia. A agregação desses processos de conversão em um grande número de usuários do Binance cria demanda de compra no token do BNB, aumentando o preço.

Correlação do preço do token de utilidade e desempenho da exchange

Embora tokens de exchanges não sejam legalmente definidos como ações de capital pela corretora que emite, o valor do token é obviamente acoplado ao desempenho da empresa.

Os ganhos significativos do BNB são um resultado direto do grande sucesso da Binance em atrair usuários. A Binance é atualmente a maior bolsa de criptomoedas por volume diário de negociações. Uma observação semelhante pode ser feita sobre o HT da Huobi.

Valor do token vs market cap da corretora

Há várias formas de quantificar a relação entre o preço do token e o desempenho da exchange. Uma dessas abordagens é o quociente valor-token-e-volume-exchange (TVEV) proposto por Coinfi em sua análise de tokens.

A métrica TVEV é obtida simplesmente dividindo-se o limite de mercado total do token pelo volume de negociações da corretora em 24H. Como a taxa TVEV está mudando dentro de um pequeno intervalo, isso indica uma forte correlação entre o preço do token e o desempenho da exchange.

Grandes aumentos no preço do token, e o correspondente TVEV, estão geralmente relacionados com notícias positivas sobre a corretora. Um exemplo significativo disso é o rápido aumento do preço do BNB em junho de 2018, desde a notícia de que Binance lançou um fundo de investimento de US $ 1 bilhão.

Outra abordagem para relacionar o preço do token ao desempenho da exchange foi explorada neste artigo. Nessa análise, o preço simbólico do BNB estava relacionado ao número de visitantes do site da exchange. Uma desvantagem dessa abordagem é que ela não considera as outras formas de acessar a exchange, como o aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de APIs.

Riscos de Tokens de exchanges

Embora os tokens de exchanges tenham alcançado retornos de investimentos altos para os investidores, há vários riscos envolvidos.

Uma das principais preocupações é a conformidade regulamentar. Atualmente, todos os principais tokens são comercializados como tokens de utilidade que os tornam, de acordo com um grande número de especialistas, isentos das leis de valores mobiliários.

No entanto, por várias razões, os tokens são a coisa mais próxima que temos agora de “ações de patrimônio simbólico” ou “títulos simbólicos”. De fato, o KCS é comercializado como “ações” na bolsa KuCoin. A classificação de tokens como títulos faria com que investir neles um processo mais complicado. Embora eu não possa alegar ser um especialista em leis de valores mobiliários, existem várias razões que tornam os tokens muito semelhantes aos das ações de empresas públicas.

Tokens de utilidade atualmente desempenham um papel significativo no ecossistema de exchanges, permitindo que os proprietários tenham benefícios exclusivos (descontos / dividendos) apenas por possuírem o token. Isso se assemelha aos dividendos da propriedade das ações.

Pode-se comprovar que o preço de um token está intimamente ligado ao desempenho da exchange e aos planos da empresa de adicionar novos serviços ou expandir suas operações para outras áreas.

Isso novamente se assemelha a como os preços das ações estão relacionados ao desempenho das empresas públicas.

Os direitos de governança de titulares de tokens são semelhantes aos direitos de voto dos acionistas. Atualmente, esses direitos de governança não são juridicamente vinculativos. No entanto, isso pode mudar no futuro, à medida que a concorrência entre as corretoras aumenta.

Outra ameaça que pode afetar significativamente a avaliação de tokens de exchange são os incidentes de segurança. Um grande incidente de segurança do tamanho do roubo da Coincheck em janeiro de 2017 pode levar o token correspondente a uma turbulência. Embora várias corretoras de criptomoedas tenham incidentes de segurança em 2017, parece que grandes empresas como a Binance estão adotando medidas de segurança apropriadas para evitar tais acidentes.

Um terceiro risco são as rápidas mudanças no mercado de criptomoedas. Mudanças rápidas na popularidade da corretora pode ter efeitos significativos na avaliação do token. Uma plataforma como a Poloniex, que costumava ser uma das principais exchanges há menos de 18 meses, está atualmente no 37º lugar, por volume diário de mercado. Se uma situação semelhante pudesse ocorrer na Binance, seu preço simbólico poderia sofrer um declínio agudo e rápido.

Conclusão

Tokens de exchanges representam uma classe muito interessante de tokens. Seu conceito e mecanismo podem ser a porta de entrada para ações mais simbólicas. A característica distintiva dos tokens é que eles representam projetos reais de infraestrutura e empresas existentes, tornando-os uma opção de investimento mais segura para investidores institucionais e tradicionais.

Espero que mais projetos de infra-estrutura de criptomoedas, como sites de informações e empresas de pesquisa e análise, lancem seus tokens apoiados por negócios.

O crescimento desse setor pressionaria por uma melhor clareza regulatória, permitindo que os investidores avaliassem adequadamente os riscos de investimento.


Disclaimer: Este artigo foi escrito por Mohamed Fouda apenas para fins informativos. Não é pretendido ou pode ser considerado como um conselho de investimento de qualquer forma.

XDEX:Negocie bitcoin com TAXA ZERO. Aproveite também para negociar outras 6 criptomoedas com as menores taxas do mercado.Abra sua conta, é grátis!
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter para começar e terminar o dia bem informado. Cadastra-se também na Newsletter para receber em seu e-mail.

MAIS LIDOS

Innova Mine: A cidadela da mineração e trade de criptomoedas

A Innova Mine é um novo projeto da indústria de criptomoedas que opera um modelo de negócios revolucionário. A empresa está sediada na Austrália...

MyAlice: Ex-sócio denuncia esquema em empresa de criptomoedas, “sumiram mais de 100 bitcoins”

Uma grave denúncia contra a MyAlice foi realizada por um ex-sócio da empresa no Facebook. Através de depoimento, Jean Kássio mostra como os negócios...

MP abre inquérito contra a Dreams Diggers por suposto esquema de pirâmide

O Ministério Público, por meio da 5ª Promotoria da Justiça do Consumidor de Salvador (BA), acaba de abrir inquérito civil para investigar a Dreams...

O valor da escassez dos ativos digitais

O setor de jogos evoluiu muito nas últimas décadas, uma das primeiras e grandes mudanças foi a eliminação da mídia física, reduzindo custos de...

A história das moedas físicas de Bitcoin

Uma das principais características do Bitcoin é que ele é totalmente digital, todavia, com o passar dos anos algumas pessoas começaram a criar moedas...

“Dinheiro não existe”: justiça orienta vítimas a sacarem tudo da Unick Forex

A Unick Forex está sendo investigada pela justiça brasileira. Após uma filial do escritório da empresa ser fechado no interior do Rio Grande do...

Visa, Uber e Paypal vão apoiar a criptomoeda do Facebook

A criptomoeda do Facebook ganhou importantes aliados, como a Visa, Uber e Paypal. As três empresas anunciaram que apoiam a GlobalCoin. A previsão é...

Banco Central do Brasil aposta em blockchain para criar sistema interbanco

Mais uma vez o Brasil sai na frente ao inaugurar um sistema interbancário através da tecnologia blockchain. O projeto é mantido pelo Banco Central...

Halving do Litecoin pode ser o maior evento de 2019

Certamente discutir sobre preços de criptomoedas é algo paradoxal, logo não é o foco discutir essa perspectiva. Isso porque o halving do Litecoin (LTC)...
 

COMENTÁRIOS

Compartilhe