Baixa torrent? Cuidado, este malware pode roubar seus bitcoins

Informação foi divulgada por empresa de segurança digital Sophos.

Ameaça cibernética leva Bitcoin de vítimas rouba
Ameaça cibernética rouba Bitcoin de vítimas

A Sophos lançou um alerta sobre um malware que está infectando usuários de torrents, o vírus rouba bitcoins e até minera Monero no computador da vítima.

Em atividade crescente, a ciber ameaça chamou atenção dos especialistas da empresa, que alertaram para o roubo das informações.

“Recentemente, temos monitorado uma campanha particularmente ativa de atores usando Raccoon Stealer, um malware amplamente usado para roubar informações.”

A equipe da Sophos afirmou que grande parte das recentes detecções de malware foram dessa campanha, que já estão no mercado há alguns meses. O malware-as-a-service (MaaS) é o modo de operação desse vírus, comercializado em fóruns russos segundo as investigações.

Malware que rouba Bitcoin e minera Monero de vítimas cresce

Os hackers negociam esse malware ‘Raccoon Stealer’ há pelo menos dois anos na deep web. Contudo, ele é oferecido como um serviço, com marketing e até atualizações constantes pelos seus desenvolvedores.

Com isso, a empresa Sophos afirma que a ameaça voltou a crescer contra vítimas pelo mundo após um tempo sumida dos relatórios de segurança.

Recentemente, os bandidos virtuais que comercializam o malware atualizaram ele para roubar também o Bitcoin de vítimas, informou a Sophos nesta terça-feira (3).

“A Raccoon pode coletar senhas, cookies e o texto de “autopreenchimento” para sites, incluindo dados de cartão de crédito e outras informações de identificação pessoal que podem ser armazenadas pelo navegador.

Graças a uma atualização recente do “clipper”, o Raccoon Stealer agora também tem como alvo carteiras de criptomoedas e pode recuperar ou soltar arquivos em sistemas infectados.”

Dessa forma, fica claro que dispositivos infectados e com informações de carteiras de Bitcoin correm sérios riscos. O problema acontece principalmente na área de transferência. Quando um endereço é copiado pelo usuário ele acaba sendo alterado para um endereço dos bandidos. Caso o usuário não perceba, ela perde seus fundos em uma transação.

Outro problema associado ao mercado de criptomoedas é a mineração de Monero sem que a vítima saiba, o que pode causar problemas nos hardwares das vítimas em benefício dos bandidos virtuais.

Pontos a se tomar cuidado para evitar ser pego pelo malware

Para evitar ser pego pela ameaça que cresce na internet, é importante redobrar o cuidado com o armazenamento de carteiras de criptomoedas em dispositivos utilizados para realizar o download de torrents, por exemplo.

O cuidado com o acesso a sites falsos, links suspeitos e e-mails também deve ser reforçado, afirmam os analistas de segurança da Sophos.

Os especialistas de segurança ainda alertam que esse malware é considerado de entrada, visto que é barato comprar uma assinatura dele, disponibilizada facilmente pelos seus criadores para interessados.

Ou seja, esse fator pode ter influenciado seu ressurgimento nos recentes relatórios e com novas atualizações.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias