Treinamento de rastreamento e apreensão de bitcoin e criptomoedas do PNLD reúne 107 agentes brasileiros

Agentes públicos de órgãos de justiça, segurança e controle se reuniram em Macapá entre os dias 19 e 21 de agosto

Uma nova edição do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para a Recuperação de Ativos e o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) reuniu 107 agentes brasileiros em Macapá (AP) entre os dias 19 e 21 de agosto.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a nova capacitação reforça a importância da atuação integrada entre União, Estados e municípios.

Além disso, a programação completa contou com temas de cooperação jurídica internacional, estratégias de rastreamento e recuperação de ativos, inclusive em criptomoedas e tokens digitais.

🟠Receba consultoria em Bitcoin com os maiores especialistas do mercado.

O coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Bernardo Mota, enfatizou a importância da união de esforços. “O crime é organizado, portanto o nosso combate precisa ser igualmente organizado. Trazer autoridades de diferentes níveis e esferas para a mesma mesa fortalece a articulação institucional e aumenta nossa capacidade de enfrentamento“. O departamento é vinculado à Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Treinamento de rastreamento e apreensão de bitcoin e criptomoeda contou com participação de agentes brasileiros de 30 órgãos

O evento ocorreu na sede do Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP).

O procurador-geral de Justiça do MPAP, Alexandre Monteiro, afirma que o curso colabora para o debate sobre os desafios enfrentados pelo Sistema de Justiça. “O combate à corrupção e à lavagem de dinheiro é um tema central para o Ministério Público e para a sociedade. Esses crimes geram prejuízos econômicos expressivos, inclusive à arrecadação do Estado, e financiam outras práticas ilícitas“.

A coordenadora do Ceaf, procuradora de Justiça Socorro Milhomem, destaca que a capacitação cumpre a missão institucional de atualização permanente dos profissionais. “Combater a lavagem de dinheiro e outros crimes exige preparo, conhecimento técnico e integração entre órgãos, e é isso que buscamos com esta formação“, afirma.

Cerca de 30 órgãos e instituições estão representados nesta edição do treinamento.

Participam representantes do Ministério Público (nas esferas estadual, federal e junto a tribunais de contas), tribunais de justiça e de contas, Polícias Civis de diferentes estados, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal.

Além disso, órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União e controladorias estaduais, além de secretarias de fazenda, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também participaram.

Palestras em evento de capacitação
Palestras em evento de capacitação (Crédito/MPAP).

O PNLD é um programa nacional de capacitação que já treinou mais de 25 mil profissionais de diferentes localidades do Brasil.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de traders de criptomoedas e ganhe até $30.000 em cashback. Acesse: Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Comprar agora

Últimas notícias