A conta do Twitter pertencente a um dos maiores nomes do Bitcoin foi reativada após doze anos de inatividade. “Aqui é Fran Finney”, twittou o perfil de Hal Finney, na sexta-feira (16). “Estou twittando para evitar que a conta seja expurgada por Elon.”
Hal Finney foi um dos primeiros testadores de Bitcoin a se conectar com o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Ele recebeu 10 Bitcoins de Satoshi em 12 de janeiro de 2009, tornando-se a primeira pessoa a receber uma transferência de Bitcoin na história.
O fato de Satoshi Nakamoto ter escolhido Finney para ser o primeiro destinatário do Bitcoin não é surpresa. Satoshi tinha um alto nível de respeito por Hal Finney, que se estabeleceu como um dos programadores e criptógrafos mais brilhantes do mundo, tendo desenvolvido o sistema de criptografia PGP.
Hal também estabeleceu algumas bases críticas na prova de trabalho reutilizável, que Satoshi desenvolveria ao criar o Bitcoin.
Sendo um dos melhores criptógrafos do mundo, Hal sabia que o Bitcoin era um grande avanço imediatamente depois que ele o encontrou. Em 2008, ele descreveu o Bitcoin como uma “ideia muito promissora”.
Twitter reativado
A conta de Finney no Twitter estava inativa desde 2010 e, nos últimos dias, surgiram preocupações de que ela poderia ser excluída sob os planos de Elon Musk de apagar 1,5 bilhão de contas inativas – apagando inadvertidamente parte da história do Bitcoin no processo.
Recentemente, Elon Musk anunciou que o Twitter em breve começará a liberar os nomes de usuários de 1,5 bilhão de contas. “Essas são exclusões de contas óbvias sem tweets e sem login por anos”, disse Musk.
Twitter will soon start freeing the name space of 1.5 billion accounts
— Elon Musk (@elonmusk) December 9, 2022
Aparentemente, essas preocupações foram notadas, pois a conta voltou à vida nessa sexta-feira (16) por volta das 12h PST. O retorno da conta foi recebido com ceticismo, com o defensor do Bitcoin e engenheiro de software Jameson Lopp alertando que a conta poderia ter sido hackeada.
ALERT: someone has taken control of Hal's Twitter account. Consider that we don't know the intentions of the new owner; it could be compromised. pic.twitter.com/JO7TDxqzZy
— Jameson Lopp (@lopp) December 16, 2022
No entanto, a esposa de Hal Finney, Fran Finney, logo confirmou que estava administrando a conta em nome de seu falecido marido.
Ela escreveu:
Quero manter a conta de Hal ativa e, ocasionalmente, estarei postando de sua conta. Quando eu postar, continuarei a me marcar como o autor da postagem.
I want to keep Hal's account active, and occasionally will be posting from his account. When I do post, I will continue to tag myself as the poster.
— Fran Finney (@franfinney) December 16, 2022
Hal Finney
Hal Finney era um engenheiro de software e um dos primeiros membros dos Cypherpunks. Finney foi um notável defensor da criptografia e da privacidade digital.
Ele trabalhou para a PGP Corporation, onde desenvolveu alguns dos primeiros códigos PGP. Ele também construiu o primeiro remailer anônimo, o primeiro sistema de dinheiro digital baseado em prova de trabalho, RPOW (Provas de trabalho reutilizáveis), e recebeu a primeira transação de Bitcoin enviada por Satoshi Nakamoto.
Hal morreu de Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS) em 2014 e foi criopreservado pela Alcor Life Extension Foundation.