O desenvolver Luke Dash Jr não está tendo um ano nada fácil, sendo o mais novo episódio azarento dele em 2023 envolvendo um banimento de sua conta pelo Twitter, ainda sem esclarecimento sobre as motivações.
A comunidade começou a sentir falta do antigo desenvolvedor do bitcoin na madrugada desta quinta-feira (20). Ao pesquisar pelo perfil de Luke no Twitter, o Livecoins viu a informação de “conta suspensa”.
Longtime #bitcoin core developer @LukeDashjr is suspended on Twitter pic.twitter.com/CM7O28LNvH
— Pledditor (@Pledditor) April 20, 2023
Rapidamente, ao ver sua conta offline, a comunidade começou a procurar outras aparições de Luke Dash pela internet, como na rede social Nostr. Contudo, ele não se manifestou publicamente em seu perfil, que não é atualizado desde 11 de abril de 2023.
Com isso, ainda não está claro para os fãs do desenvolvedor do bitcoin os motivos que o levaram a ser suspenso do Twitter. Desde 2011, Luke participa ativamente do desenvolvimento do bitcoin, sendo sua última contribuição no GitHub feita para a carteira Electrum, no dia 15 de abril.
O que leva o Twitter a suspender a conta de um usuário?
A rede social que pertence a Elon Musk tem mudado seus termos de uso nos últimos meses, após o bilionário adquirir o passarinho azul.
Contudo, as informações são públicas na página de ajuda do Twitter, que informa quais os motivos levam uma conta a ser suspensa.
Como o Twitter não adicionou detalhes específicos sobre a suspensão da conta de Luke, alguns dos possíveis motivos são: spam, tweets e comportamentos abusivos, ou baixa segurança da conta.
No entanto, as suspensões não são consideradas definitivas pela rede social e permitem que os afetados recorram da decisão para reaver seus acessos. Ou seja, em breve o desenvolvedor pode retomar suas discussões publicamente.
2023, um ano nada fácil para Luke
No início de 2023, no dia 1 de janeiro, Luke Dashjr foi ao Twitter dizer que teve sua conta de bitcoin comprometida e perdeu pelo menos 200 BTCs. Na ocasião, as moedas valiam R$ 19 milhões, mas com a alta do bitcoin já valem mais de R$ 28 milhões.
Já em fevereiro de 2023, Luke participou ativamente de discussões contra a chegada dos NFTs na rede Bitcoin, os chamados Ordinals. No final daquele mês, alguém utilizou seu nome para vender alguns NFTs de bitcoin e lhe causou revolta, ao ter que se explicar dizendo que não tinha relação com a carteira.
Com a suspensão de sua conta do Twitter, o desenvolvedor do bitcoin coleciona mais um caso ruim no ano, ainda que este último tenha a possibilidade de se reverter.