A Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, é uma instituição comunitária, profundamente identificada com o desenvolvimento regional e muito atenta às necessidades da população e das organizações situadas em sua região de abrangência.
Nascida da iniciativa de lideranças locais com o intuito de garantir a oferta de educação à população da região, há 40 anos vem contribuindo ativamente com o desenvolvimento do oeste catarinense, por meio da formação de profissionais qualificados, da educação continuada para profissionais e lideranças, da produção e publicação de novos conhecimentos, do desenvolvimento de ações comunitárias voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, social, cultural, esportivo e da saúde, além de ações de assistência social.
Nos últimos anos, a Unochapecó vem priorizando investimentos na sua modernização, bem como na aproximação com o setor produtivo e organizações sociais, aprimorando seus instrumentos de apoio ao desenvolvimento, com foco na inovação tecnológica, na agilidade e na qualidade dos serviços que presta e na transformação das pessoas como um modo privilegiado de promover o desenvolvimento.
O objetivo do projeto
Diversos registros precisam se tornar imutáveis depois da sua geração, como por exemplo os fechamentos de diário de classe das disciplinas (frequência, notas e conteúdos). Essa é uma das mais importantes informações no transcorrer da vida acadêmica do aluno, e geralmente alvo de muitas tentativas de fraudes.
Embora a Unochapecó utilize um conjunto robusto de sistemas para evitar fraudes, o objetivo deste projeto foi construir uma camada adicional de segurança para petrificar os registros acadêmicos para tornar impossível qualquer parte envolvida acessar e realizar alterações de forma a distorcer os dados lançados pelos professores.
Além disso, o projeto permitiu simplificar o processo de geração dos relatórios de registros acadêmicos, entregando ao professor mais autonomia, menos dependência da Secretaria Acadêmica, reduzindo custos e aumentando a rastreabilidade.
Como funciona a solução
Mais uma vez mostrando-se uma universidade inovadora, a Unochapecó adotou blockchain como a solução para atender aos objetivos deste projeto. Foi implementada uma rede privada com três nós, sendo um na infraestrutura local da universidade e os outros dois em nuvem pública, e a solução em blockchain foi construída na forma de APIs integradas ao sistema de gestão acadêmica da universidade, o Minha Uno.
Trata-se de um projeto pioneiro de uso de blockchain em universidades no Brasil, e a solução implementada garante integridade, autenticidade, rastreabilidade, inviolabilidade e segurança dos dados relacionados aos registros acadêmicos dos alunos, que a partir de agora ficam armazenados nessa cadeia de blocos (blockchain).
O registro no diário de classe é realizado por meio de aplicativos que fazem parte do Minha Uno, plataforma própria de gestão acadêmica adotada pela Unochapecó, e já no acesso dos professores há uma mudança: a adoção de um segundo fator de autenticação (2FA) baseado em uma chave privada gerada e armazenada no smartphone do professor.
No momento que o professor faz o acesso ao sistema Minha Uno utilizando esse novo método, um evento é gerado e esse login é registrado na blockchain, garantindo rastreabilidade total dos acessos realizados pelos professores.
Depois do lançamento dos registros, os docentes geram os relatórios de forma digital e o sistema identifica a identidade digital única destes documentos, gerando o hash dos arquivos para que sejam registrados na blockchain. Uma assinatura digital baseada na identidade do professor é adicionada e as informações dos relatórios são registradas em um bloco da blockchain, petrificando estes dados no sistema da universidade.
Um recibo é gerado e anexado automaticamente aos relatórios com os registros acadêmicos, indicando o hash dos documentos, login com as informações do professor, bloco em que foi incluído na blockchain, e outras informações relevantes ao processo, permitindo total rastreabilidade.
Benefícios com o uso da solução
- Maior nível de segurança no acesso ao professor, eliminando a possibilidade de alguém acessar utilizando as suas credenciais
- Maior rastreabilidade dos acessos dos professores ao sistema Minha Uno
- Garantia de integridade e inviolabilidade dos dados registrados na blockchain
- Eliminação da necessidade de impressão dos relatórios de registros acadêmicos
- Eliminação da necessidade de assinatura dos professores dos documentos impressos
- Redução da carga de trabalho da Secretaria Acadêmica no que diz respeito à geração, impressão e controle dos registros acadêmicos
- Aumento da confiabilidade sobre o processo de registros acadêmicos, ampliando a credibilidade da Unochapecó no mercado
- Ampliação da visão inovadora da universidade, posicionando-se como uma das primeiras a implementar a tecnologia blockchain em seus processos
- Criação de uma infraestrutura de rede blockchain da Unochapecó, que permitirá implementar novos projetos focando em outros processos da universidade
- Criação de uma base de conhecimento sobre a tecnologia e seu potencial, criando um capital intelectual que poderá ser transformado em cursos de extensão para a comunidade acadêmica
Próximos passos
Este é o primeiro projeto de blockchain de uma série que estão por vir, e os objetivos futuros incluem otimizar processos da Unochapecó, tais como a gestão de contratos e acordos financeiros, e registrar os diplomas em blockchain, oferecendo um benefício aos alunos por meio de uma plataforma que garante a autenticidade dos certificados dos alunos. Algo mais audacioso que está no radar é criar um cluster de universidades interessadas em garantir a consistência de seus processos e registros acadêmicos utilizando a solução em blockchain.
Unochapecó: uma universidade em constante inovação
Este não é o primeiro projeto inovador da Unochapecó, cuja área de tecnologia vem constantemente trabalhando para implementar soluções que geram valor para a universidade e para a comunidade acadêmica, implementando na prática a ideia de Universidade Inteligente.
A área responsável por toda essa inovação é a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sob responsabilidade de Lissandro Hoffmeister, e entre as inovações estão o portal Minha Uno, o aplicativo mobile para toda a comunidade nas versões Android e iOS, o serviço de acompanhamento em tempo real do transporte no terminal urbano, o serviço de senhas de atendimento na secretaria, e até mesmo a correção automática de provas e o repositório de material de apoio.
Novas implementações estão em andamento, como a ferramenta Localize-se, que interage com o usuário de forma cognitiva e direciona o aluno até a sua sala de aula. O serviço cognitivo vai alertar os estudantes sobre a necessidade de assinaturas de contratos junto às secretarias, bem como alertar o melhor momento a ser atendido sem filas.
Todas estas inovações são estimuladas pelo programa Google for Education, um projeto que aproxima a universidade com os engenheiros do Google para realizar a transformação digital no meio acadêmico. Certamente a inovação na Unochapecó está no centro das atenções não apenas da DTI, mas há um interesse comum da Reitoria, das áreas de apoio, dos professores e dos próprios alunos em manter a Unochapecó entre as universidades mais inovadoras do Brasil.
Fala CIO
“Eu incentivo a minha área de TI a pensar em inovação e em transformar a nossa área de TI um agente de mudança. Mais do que nunca precisamos nos reinventar, sermos estratégicos e propormos soluções que agregam valor para a instituição, esse é o nosso diferencial competitivo. Acumulamos projetos de inovação nos últimos anos a partir uma plataforma unificada que chamamos de Minha Uno. No entanto, este projeto com uso de blockchain é muito especial, pois trata-se de um dos projetos pioneiros com o uso dessa tecnologia no Brasil e no mundo. Podemos dizer que dominamos a tecnologia, aprendemos muito com a OnePercent, e acreditamos ter chegado à solução ideal para garantir a integridade, autenticidade, rastreabilidade, inviolabilidade e segurança dos dados relacionados aos registros acadêmicos com o uso de blockchain.” Lissandro Hoffmeister – Diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó