A Ripple, uma das empresas mais consistentes do mercado global de blockchain e criptomoedas, anunciou a inclusão de 11 novas universidades ao seu projeto acadêmico University Blockchain (UBRI). A iniciativa apoiará instituições de várias partes do mundo, sendo uma delas a Universidade de São Paulo.
O ambicioso UBRI da Ripple, nasceu em julho do ano passado em meio ao crescente interesse em torno da tecnologia blockchain. O objetivo do projeto é expandir a inovação no ecossistema cripto, ao preparar a nova geração de empreendedores, líderes e engenheiros que terão que lidar com esse novo sistema na prática.
Para a primeira leva do programa a empresa investiu U$ 50 milhões e contou com alguns dos mais prestigiados centros de ensino do mundo, como a UC Berkeley e a Universidade do Texas, ambas nos EUA, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Brasil. Agora, a UBRI inclui mais 11 universidades ao seu programa de financiamento, dentre elas a USP, totalizando 29 parceiros acadêmicos.
Centros de inovação
Com o apoio dos recursos da UBRI, as instituições desenvolverão materiais didáticos, realizarão pesquisas e conferências, bem como incentivará estudantes interessados na área de blockchain, criptomoedas e assuntos relacionados a pagamentos digitais.
Na Universidade de São Paulo, o financiamento será destinado ao programa interdisciplinar de pesquisa e inovação em blockchain, oferecido aos cursos de engenharia, matemática, economia e administração de empresas.
Lider em investimentos sobre criptomoedas e blockchain no ambiente acadêmico, a Ripple espera rememorar os primeiros dias da internet. Momento em que as instituições de ensino tiveram um importante papel como fonte de inovação, destaca o site da empresa.
“Em menos de um ano, nossos parceiros iniciais da UBRI já lançaram novos projetos de pesquisa, eventos, ofertas de cursos e muito mais. Expandir o ecossistema para uma rede mais global e diversificada de parceiros da UBRI só enriquecerá mais esses projetos”, ponderou Eric van Miltenburg, vice-presidente sênior de operações globais do Ripple.