Venezuelano ganha bolsa para desenvolver terceira camada do Bitcoin

Iniciativa será importante para melhorar a criação de contratos inteligentes com Bitcoin.

Siga no
Homem feliz em meio ao Bitcoin desenvolver
Homem feliz em meio ao Bitcoin

Francisco Calderón, um venezuelano desenvolvedor de software, anunciou em seu Twitter que ganhou uma bolsa para trabalhar na RGB.

A RGB é uma solução de terceira camada que funciona em cima da rede Lightning Network (LN). Seu intuito é trazer melhores smart contracts (contratos inteligentes) ao Bitcoin.

“Estou feliz em anunciar que recebi uma bolsa da Fulgur Ventures para trabalhar na RGB, este será um ótimo ano por estar trabalhando neste projeto incrível, obrigado @olegmikh1 pelo seu suporte de longa data. Essa bolsa é especial para mim, pois a RGB funciona como uma camada no topo da lightning [network]”

A Venezuela vive um pesadelo

Atualmente os venezuelanos estão sofrendo com a hiperinflação da sua moeda, o Bolívar.

Como solução, estão correndo a outras moedas, como o Bitcoin, para proteger seu capital, enquanto o único plano de combate do governo contra a inflação do país é cortar zeros da moeda.

Conforme matéria de ontem do Livecoins, a Venezuela está entre os 10 países no uso da Lightning Network. Além disso, também vemos famílias buscando renda extra em jogos com blockchain.

A oportunidade que Francisco recebeu é um bom resumo sobre o éthos do Bitcoin, onde muitas pessoas que trabalham para melhorar o ecossistema são recompensadas por outros usuários.

Para citar alguns exemplos dessas recompensas recebidas, temos Andreas Antonopoulos, que recebeu mais de 208 BTC em doações e também do fórum Bitcointalk, que ganhou cerca de 9.850 BTC ao longo de seus 11 anos.

No caso de Francisco, quem o apoiou foi a empresa Fulgur Ventures, cujo foco é investir em startups em estágio inicial focadas no Bitcoin e na LN.

O que é a RGB?

O RGB é uma implementação cujo objetivo é trazer melhores contratos inteligentes para o Bitcoin, podendo fazer com que a moeda se torne um competidor do Ethereum neste campo.

Embora seja possível criar tokens no Bitcoin através de técnicas como “colored coins“, prática é muito limitada e custosa, já que é preciso ao menos 546 satoshi para a transação, além das taxas.

Esta nova solução trabalha como uma terceira camada, atuando em cima da Lightning Network — segunda camada da Blockchain do Bitcoin.

Tanto a LN quanto a RGB trabalham de forma peer-to-peer (P2P) e chegam mais perto da descrição que o Satoshi Nakamoto fez sobre o Bitcoin no whitepaper do que a própria camada principal do Bitcoin.

Bitcoin é de todos

O Bitcoin é uma tecnologia aberta, qualquer pessoa pode ajudar a melhorar o protocolo.

Temos três bons exemplos disso:

O terceiro exemplo fica por conta do Francisco Calderón, que ganhará para contribuir no desenvolvimento da terceira camada do Bitcoin.

De fato, Bitcoin é uma tecnologia sem fronteiras, com colaborações de todas as partes do mundo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Sempre fui meio anarquista, quando descobri o Bitcoin me senti em casa ao participar das suas comunidades, desde então tenho tentado buscar e levar conhecimento.
Criptomoeda Dogecoin

Elon Musk curte que cinema planeja aceitar Dogecoin

Elon Musk curtiu uma publicação de que a maior rede de cinemas do mundo planeja aceitar Dogecoin como meio de pagamento, a rede AMC...

Presidente da SEC diz que criptomoedas só valem algo porque alguém vai querer comprar...

O Presidente da SEC, Gary Gensler, novamente voltou a falar sobre o criptomercado e sobre as moedas digitais. Desta vez Gensler demonstrou estar bem menos...
Binance sob pressão Brasil

Binance anuncia fim de negociações de derivativos na Austrália

A Binance é a maior corretora de criptomoedas do mercado global e com certeza um importante pilar para todo o setor. No entanto, com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias