Vereador de Salvador propõe uso de Bitcoin na venda de imóveis públicos

Além do uso de criptomoedas e da tecnologia blockchain, facilitando os investimentos, os compradores desses imóveis públicos também podem se beneficiar de possíveis benefícios fiscais

Alexandre Aleluia, vereador de Salvador pelo PL, enviou um Projeto de Lei para modernizar o Sistema Municipal de Leilões Eletrônicos de Bens Imóveis da cidade. Além de utilizar a tecnologia blockchain, isso também permitiria pagamentos em Bitcoin (BTC), Tether (USDT) e outras criptomoedas.

Com a modernização do processo de alienação de imóveis públicos na capital da Bahia, o projeto visa diminuir fraudes, permitir a participação global de interessados, atraindo investimentos e, por fim, colocar Salvador na vanguarda da inovação.

O projeto de lei n.º 123/2025 foi apresentado no dia 4 de abril.

Salvador quer aceitar criptomoedas pela venda de imóveis públicos

Citando que as criptomoedas são ativos digitais reconhecidos pela Lei Federal n.º 14.478/2022, o vereador de Salvador Alexandre Aleluia (PL) sugere que o município aceite Bitcoin (BTC), Tether (USDT), USD Coin (USDC) na venda de imóveis.

Outras criptomoedas também podem ser aceitas, desde que definidas no edital.

O Projeto de Lei também sugere o uso da tecnologia blockchain e contratos inteligentes para fazer o registro dos lances e a automação dos leilões.

“Fica instituído o Sistema Municipal de Leilões Eletrônicos de Bens Imóveis, que utilizará tecnologia blockchain, smart contracts e permitirá a participação de licitantes nacionais e estrangeiros, com possibilidade de pagamento e garantias em criptomoedas, conforme definido nesta Lei.”

O texto aponta que isso garantiria maior transparência, segurança jurídica e à internacionalização do mercado imobiliário municipal, o que pode atrair mais investidores.

Na sequência, os fundos arrecadados seriam transformados em Real (BRL) em uma corretora de criptomoedas licenciada.

“A ideia é inserir Salvador como um lugar amigável e confiável para investidores cripto no mercado imobiliário. É uma ideia semelhante ao que acontece em Dubai”, justificou o vereador Alexandre Aleluia. “Canalizar essa riqueza do mundo cripto para o mercado local. Leilão na blockchain e aceitar endereços na blockchain como comprobação de recursos para a compra.”.

“Salvador, como metrópole histórica e estratégica do Brasil, não pode ficar à margem desta revolução tecnológica.”

Trecho do Projeto de Lei que visa modernizar o Sistema Municipal de Leilões Eletrônicos de Bens Imóveis ao aceitar Bitcoin e outras criptomoedas através do uso da tecnologia blockchain e contratos inteligentes.
Trecho do Projeto de Lei que visa modernizar o Sistema Municipal de Leilões Eletrônicos de Bens Imóveis ao aceitar Bitcoin e outras criptomoedas através do uso da tecnologia blockchain e contratos inteligentes.

Compradores dos imóveis podem receber outras vantagens

Além do uso de criptomoedas e da tecnologia blockchain, facilitando os investimentos, os compradores desses imóveis públicos também podem se beneficiar de possíveis benefícios fiscais.

Isso inclui, por exemplo, uma redução de até 50% no IPTU e de até outros 50% no TRSD, taxa ligada a serviços públicos de limpeza.

Em 2023, Alexandre Aleluia já havia apresentado um projeto autorizando o uso de criptomoedas para o pagamento de impostos na cidade.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.
Comprar agora

Últimas notícias