Durante as eleições 2024 no Brasil, Jessé Sangalli (PL), apoiador do Bitcoin e libertário, foi o vereador que recebeu o maior número de votos em toda a região Sul do país.
Reeleito para um novo mandato a partir de 2025, Jessé conseguiu reunir 22.966 votos válidos nas eleições ocorridas no último domingo (6). Assim, ele se tornou o vereador mais votado de Porto Alegre, do Estado do Rio Grande do Sul e de toda a região, acima de vários que se candidataram até em Santa Catarina e Paraná.
Em 2022, ele participou de um evento na capital gaúcha do Bitcoin Pizza Day e se surpreendeu com o nível das palestras apresentadas. Após isso, ele representou um projeto de lei sobre o bitcoin, aprovado e sancionado pelo prefeito em outubro daquele mesmo ano.
Vereador apoiador do Bitcoin em Porto Alegre é o mais votado da região Sul do Brasil
Eleito pelo Partido Liberal (PL) em Porto Alegre, Jessé Sangalli terá mais quatro anos de trabalho parlamentar na capital do Rio Grande do Sul. De acordo com apuração do Livecoins em dados do TSE, a capital registrou 671.049 votos válidos, com mais de 90% da população participando do processo democrático.
Para vereador, Jessé reuniu quase 23 mil votos, bem acima dos outros parlamentares eleitos, mostrando que seu trabalho junto à população tem dado resultados positivos. Ele começou sua carreira política em 2016, quando foi eleito vereador pela primeira vez no município de Viamão (RS).
Já em 2020 ele foi um dos eleitos em Porto Alegre, sendo agora reeleito com maioria dos votos dos porto-alegrenses. Nas eleições de 2022, ele chegou a disputar uma vaga como Deputado Estadual, quando ficou como suplente.
Vale lembrar que Porto Alegre é a maior da região Sul e a quinta maior cidade de todo o Brasil, ou seja, Jessé carrega o destino de milhares de pessoas que confiam o destino da capital em suas mãos.
“Devia ter comprado mais bitcoin em 2014”, disse em entrevista recente o vereador reeleito
Em suas redes sociais como no Instagram, Jessé Sangalli reúne quase 100 mil seguidores, onde se apresenta como “vereador antipetista”. Em sua carreira, ele se formou na escola preparatória da cadetes do Exército Brasileiro, e depois passou em um concurso público como policial judicial, onde é vinculado ao Tribunal do Trabalho da 4ª Região.
Ao se apresentar como candidato a reeleição, Jessé deixou claro que defendia várias pautas de liberdade econômica. Assim ele votou contra aumento de impostos, aumento de salários de políticos, aumento de burocracias e outros privilégios pagos com verba pública.
Em sua ação libertária, ele criou o projeto “Concreta Beco”, onde ajuda a pavimentar locais de difícil acesso e esquecidos pelo governo. Afirmando ser de direita de verdade, ele também lutou contra excessos de fiscalização de trânsito, pedágio urbano e demarcação excessiva de faixas exclusivas para ônibus.
Em julho de 2024, Jessé também participou de uma live com Peter Turguniev no canal do YouTube ANCAPSU, canal libertário que tem quase 600 mil inscritos. Na sua entrevista, ele declarou gostaria de ter comprado mais bitcoin em 2014.
“Desde 2014, eu ouvia sobre Bitcoin devia ter comprado mais Bitcoin naquela época“, disse Jessé.