O país do sudeste Europeu de Montenegro, região dos Balcãs, possui muitas montanhas e uma população de pouco mais de 600 mil habitantes. Por lá uma vila está à venda, sendo possível comprar o local com criptomoedas.
A vila de 4 quartos e 5 banheiros fica a 70 m acima do nível do mar, tendo um custo de U$ 1,961 milhão (cerca de 519 BTC) para quem tiver interesse em comprar o local.
A listagem da propriedade no site Propy, feita no dia 14 de dezembro de 2018, deixa claro que é aceito Bitcoin, Ethereum e várias moedas fiat na compra deste imóvel.
O futuro dono terá uma vista para o mar, acesso fácil a aeroporto e comércios, além de privacidade devido a ser localizada no fim de uma rua sem saída.
No anúncio foi colocado um fato interessante para quem se preocupa em comprar uma casa de luxo e sofrer com a manutenção junto ao governo, pois “Montenegro tem algumas das taxas mais baixas de imposto na Europa e até mesmo no mundo”.
Conseguir um visto legal para famílias que tenham a posse de uma residência também é mais fácil. Montenegro é considerado de renda média alta pelo Banco Mundial.
O que é a plataforma Propy?
Em julho de 2018, um comprador de Hong Kong adquiriu uma casa na Califórnia-EUA utilizando Bitcoin, tudo aconteceu pela Propy.
A plataforma promete facilitar a compra de imóveis sem a barreira das fronteiras, possibilitando aos usuários pagarem na moeda desejada, inclusive criptomoedas.
No momento da escrita desta matéria, não havia apenas um imóvel à venda, mas sim inúmeras opções e em vários países, como: Indonésia, EUA, Japão, Dubai, entre outros.
A empresa possui também um token Ethereum, Propy (PRO), que já é listado em exchanges como Huobi e Bittrex.
Um novo formato de comércio de imóveis está surgindo junto com as criptomoedas e essa plataforma não é a única que terá uma solução desse formato com certeza, mas já mostra que a criptoeconomia veio para ficar.