A Visa se tornou a primeira grande rede de pagamentos a liquidar transações com a stablecoin USDC, uma moeda estável lastreada em dólares americanos.
Com a nova função, os parceiros da Visa poderão transferir a criptomoeda USDC por meio de sua rede de pagamentos para liquidar transações.
A parceira da Visa, Crypto.com, enviará USDC para o endereço Ethereum da Visa como uma forma de liquidar transações que foram realizadas na rede da Visa.
A mudança elimina uma etapa no processo de liquidação, em que uma plataforma é obrigada a depositar moeda fiduciária em uma conta bancária que é transferida para a Visa no final do dia. Isso envolve terceiros e taxas que tornam o processo caro.
“O anúncio de hoje é um marco importante em nossa capacidade de atender às necessidades das fintechs que administram seus negócios em uma moeda estável ou criptomoeda”, disse o diretor de produtos da Visa, Jack Forestell, em um comunicado de imprensa. “E é realmente uma extensão do que fazemos todos os dias, facilitando com segurança os pagamentos em todas as diferentes moedas ao redor do mundo.”
USDC
O suporte para moedas digitais como um novo tipo de moeda de liquidação marca um passo importante para a estratégia de rede da Visa, que é projetada para aprimorar todas as formas de movimentação de dinheiro, seja na rede Visa ou fora dela.
A capacidade de liquidar transações com USDC pode ajudar a Crypto.com e outras empresas nativas de criptomoedas a avaliar fundamentalmente novos modelos de negócios sem a necessidade de alterações em seus fluxos de trabalho de tesouraria e liquidação.
A Visa está testando a liquidação com a stablecoin e ao que tudo indica, em breve ela poderá permitir que seus clientes liquidem suas faturas com USDC também.
Após os testes, os usuários da Visa poderão usar a stablecoin para realizar transações que atualmente são feitas com moedas fiduciárias na plataforma, por exemplo, pagar uma conta.
Anchorage
O parceiro de custódia da Visa para a stablecoin é banco cripto Anchorage. Isso significa que a Crypto.com enviou USDC para o endereço Ethereum da Visa que é custodiado pela Anchorage.
“A Visa veio até nós em 2019 com uma ideia: tornar os pagamentos de liquidação seguros, eficientes e perfeitos em moeda digital, vinculando a tesouraria da Visa à plataforma de depósito de Anchorage”, disse Diogo Monica, co-fundador e presidente da Anchorage. “Isso daria à próxima geração de emissores nativos de criptomoedas a opção de liquidar diretamente com a Visa em uma moeda digital por meio de um blockchain pública.”
A Visa acrescentou que o novo serviço é “um pequeno passo à frente” para sua plataforma de liquidação, mas “um grande passo” para integrar ativos digitais em sua rede.
Após mais testes e discussões adicionais com seus clientes, parceiros e membros da comunidade reguladora, a Visa espera lançar a capacidade de liquidação do USDC para outros parceiros também “em breve”.
Assim, em breve você vai poder pagar sua fatura Visa com stablecoin.