Vitalik Buterin critica modelo Stock-to-Flow (S2F) e é rebatido por PlanB

Modelo Stock-to-Flow (S2F), criador por PlanB.
Modelo Stock-to-Flow (S2F), criador por PlanB.

Desde sua criação, o modelo financeiro stock-to-flow (S2F) recebeu tanto elogios quanto criticas de investidores. Programado para prever o preço do Bitcoin, o modelo acabou desviando-se da realidade durante a última queda do mercado, o que chamou a atenção de Vitalik Buterin.

Para o criador do Ethereum, o S2F está não apenas parecendo ruim no momento como também promove uma falsa sensação de certeza sobre o futuro, o que pode ser prejudicial tanto para investidores quanto para o próprio mercado.

Em sua defesa, PlanB, criador do modelo S2F, acusou Buterin de estar passando por vítima enquanto busca culpados pela atual tendência de baixa do mercado.

Vitalik Buterin ataca modelo Stock-to-Flow

Apesar de ser um dos nomes mais reconhecidos do setor, Vitalik Buterin segue cético em relação a muitos pontos. Um deles é o modelo financeiro stock-to-flow (S2F), criado por PlanB, que aponta um grande crescimento do preço do Bitcoin.

Tal modelo já havia sido criticado por outros especialistas por ser “cientificamente inválido”. Entretanto, a recente queda dos mercados parece ter escanradado isso, conforme o S2F distanciou-se da realidade, como apontado por Buterin.

“O stock-to-flow realmente não parece bom agora.”

“Sei que é falta de educação se vangloriar e tudo isso, mas creio que modelos financeiros que dão às pessoas uma falsa sensação de certeza e predestinação de que o número subirá são prejudiciais e merecem toda a zombaria que recebem.”

Seguindo, Buterin usa o próprio Ethereum no modelo e aponta que os resultados são grotescos. Além disso, também pede para as pessoas lembrarem quem apoiou e quem zombou do modelo, mesmo quando o mesmo parecia correto.

“Lembre-se de quem apoiou o S2F e quem zombou dele mesmo quando parecia descrever com precisão a linha de tendência.”

PlanB rebate criador do Ethereum

Magoado com as críticas de Vitalik Buterin, o criador do stock-to-flow também usou as redes sociais para defender-se, ou melhor, contra-atacar.

Para PlanB, Buterin estaria se passando por vítima enquanto sua criptomoeda está em queda livre como o Bitcoin. Indo além, nota que investidores são responsáveis por suas próprias decisões.

“Depois de um crash, algumas pessoas procuram bodes expiatórios para seus projetos fracassados ou decisões erradas de investimento,” escreve PlanB no Twitter. “Não apenas os novatos, mas também os “líderes” são vítimas de culpar os outros e bancar a vítima. Lembre-se daqueles que culpam os outros e daqueles que permanecem fortes após um acidente.”

Segundo o stock-to-flow, o Bitcoin deveria estar valendo mais de 110 mil dólares no momento, entretanto, seu valor real está na casa dos US$ 21 mil. Apesar disso, o gráfico já apresentou resultados parecidos no passado, principalmente durante períodos de alta.

Por fim, o S2F aponta que o Bitcoin atingirá 1 milhão de dólares por unidade em 2025, ou seja, em menos de quatro anos. Nos resta esperar para saber se esta previsão está certa ou se Vitalik Buterin é quem possui razão nesta discussão.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias