O Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, vive uma crise por não conseguir um bom desempenho neste ciclo de alta do mercado. Nas redes sociais, investidores pedem que Aya Miyaguchi abandone o cargo de diretora-executiva da Ethereum Foundation (EF).
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, se mostrou ciente de todo esse barulho e afirmou que essa decisão só cabe a ele. Ou seja, um claro indicativo da centralização do projeto.
Um dos nomes projetados para assumir o cargo é o de Danny Ryan, que trabalhou como pesquisador na EF por sete anos, mas abandonou o posto citando questões pessoais no ano passado.
Vitalik Buterin responde críticas sobre desenvolvimento do Ethereum
Desenvolvedores do Ethereum anunciaram que a próxima grande atualização do projeto, chamada Pectra, está marcada para março desse ano. Antes dela, o ETH lançou com sucesso o The Merge, Shapella e Dencun.
No entanto, todos esses avanços não estão refletindo nos preços. Negociado a US$ 3.300, o Ethereum está com um desempenho medíocre, principalmente quando comparado ao Bitcoin.
Em tuíte publicado no último sábado (18), Vitalik Buterin afirmou que eles atualmente estão “em um processo de grandes mudanças na estrutura de liderança da Ethereum Foundation”. Dentre os pontos mencionados estão melhorias na comunicação, recrutamento de novos talentos, especialização dos atuais desenvolvedores, e outros.
Já nesta terça-feira (21), o fundador do Ethereum adotou um tom mais agressivo em resposta aos pedidos do afastamento de Aya Miyaguchi do cargo de diretora.
“A pessoa que está decidindo a nova equipe de liderança da Ethereum Foundation sou eu.”
“Um dos objetivos da reforma em andamento é dar à EF um “conselho adequado”, mas até que isso aconteça, sou eu”, continuou Buterin, mostrando ser o dono do Ethereum.
O texto é uma resposta a um investidor que afirmou que o Ethereum bateria um novo recorde de preço em duas semanas com a saída de Miyaguchi. “Se continuarmos pressionando, ela vai pedir demissão”, escreveu o investidor.
Buterin então compartilhou uma série de ataques feitos à diretora, desde bullying até ameaças de morte. “Maldade pura”, escreveu Buterin.
“Se você “continuar pressionando”, estará criando um ambiente ativamente tóxico para os melhores talentos”, continuou. “Alguns dos melhores desenvolvedores do Ethereum têm me enviado mensagens recentemente, expressando seu desgosto com o ambiente nas redes sociais que pessoas como você estão criando.”
“Você está tornando meu trabalho mais difícil. E está diminuindo as chances de eu ter qualquer interesse em fazer “o que você quer”.”
No. This is not how this game works.
The person deciding the new EF leadership team is me. One of the goals of the ongoing reform is to give the EF a "proper board", but until that happens it's me.
If you "keep the pressure on", then you are creating an environment that is…
— vitalik.eth (@VitalikButerin) January 21, 2025
Pelas palavras, tudo indica que Buterin também está insatisfeito com o desempenho do projeto, mas sua decisão não pode ser baseada em comentários maliciosos.
Em agosto do ano passado, Buterin já havia respondido críticas sobre os gastos da Fundação, sendo sarcástico ao afirmar que não estavam gastando dinheiro com “proteína de insetos do Fórum Econômico Mundial”.
Danny Ryan é cotado como principal nome para assumir a Ethereum Foundation
Além da saída de Aya Miyaguchi, a comunidade está pressionando Vitalik Buterin para colocar Danny Ryan na liderança da Ethereum Foundation. O desenvolvedor saiu do Ethereum em setembro de 2024, após sete anos de trabalho, em um texto com alguns conselhos para quem ficasse.
Em relação ao conflito atual, Ryan saiu em defesa de Miyaguchi antes mesmo de Buterin se pronunciar.
“Independentemente do futuro do Ethereum, com ou sem minha participação em qualquer capacidade, quero declarar publicamente e de forma muito clara que tenho nada além de respeito e elogios pela liderança e amizade de @AyaMiyagotchi”, escreveu Ryan. “Meu sucesso no Ethereum sempre foi complementado pelo apoio e orientação dela.”
“Mesmo que você queira ver mudanças na EF, e mesmo que suas críticas sejam válidas, por favor, olhe para o futuro e ajude a construir um futuro positivo.”
Regardless of the future of Ethereum—whether with or without me in any capacity—I want to state publicly and very clearly that I have nothing but respect and praise for @AyaMiyagotchi's leadership and friendship. There are many reasons Ethereum has flourished over the years, and…
— dannyryan (@dannyryan) January 16, 2025
Em outra postagem, Vitalik Buterin disse que o Ethereum está pronto para mudanças, mas que o projeto não fará lobby político, não terá foco em interesses pessoais e, por fim, não terá mudanças ideológicas.
Por fim, todo esse barulho pode interessar especuladores, especialmente em um momento em que as criptomoedas ganham atenção com a mudança de presidente dos EUA. Talvez seja a hora do ETH decolar.