Vítimas são obrigadas a gravar vídeos promovendo golpes de bitcoin

"Eu investi 500 dólares e recebi 10.000 dólares. É real e legítimo"

Siga no

Embora golpes envolvendo promessas de retornos sejam comuns e fáceis de ser identificados, os golpistas encontraram uma forma aprimorada para isso. Pessoas que tiveram suas contas de redes sociais roubadas estão sendo obrigadas a gravar vídeos sobre retornos rápidos de investimentos, para que as contas sejam devolvidas.

Esta nova modalidade de golpe, que pode ser identificada como um tipo de sequestro, foi reportada pela Vice e está ganhando cada vez mais espaço em redes sociais como Instagram.

Caso você passe por um caso semelhante, ou suspeite que alguém esteja gravando um vídeo destes de forma forçada, o primeiro passo é informar a rede social em questão para a remoção do conteúdo.

Os hackers estão mandando os usuários do Instagram a filmar vídeos, instruindo seus seguidores a participarem de esquemas fraudulentos de Bitcoin para enriquecimento rápido, como parte de um novo tipo de esquema que está se espalhando pelo aplicativo do Facebook.

Golpistas pedem para vítimas gravarem vídeos sobre investimentos

O primeiro ataque dos golpistas envolve o sequestro de contas de redes sociais, muito importante para algumas pessoas, e até mesmo dinheiro. Após isso, as vítimas são induzidas a gravarem vídeos relatando ganhos grandes e rápidos com investimentos.

Com isso, o antigo golpe que era feito por bots utilizando contas falsas, sendo facilmente identificado, agora ganha um novo artifício. Agora o golpe se aproveita da credibilidade da vítima, chantageada a postar sobre o golpe.

Uma das vítimas também afirmou que primeiramente os golpistas pediram que ela enviasse um vídeo nua para que sua conta fosse devolvida. Após recusar, os golpistas pediram que ela promovesse um golpe cujo objetivo é roubar bitcoin das pessoas.

“Eu não acreditava que mineração de bitcoin era real. Eu acabei de investir 1.000 dólares e ganhei 8.500 em apenas três horas. Deus lhe abençõe”

“Eu investi 500 dólares e recebi 10.000 dólares. É real e legítimo”

Embora seja notável que as pessoas não estão felizes em seus vídeos ao anunciar uma multiplicação rápida de capital, seus seguidores e pessoas próximas que não possuem conhecimento sobre criptomoedas podem ser influenciadas por elas.

Além de vídeos, algumas vítimas também postam fotos de maços de dinheiro ou então falsos prints de suas contas bancárias com legendas dizendo que este investimento é seguro e real. Embora sequer tenham investido algo.

Posts de vítimas de novo golpe. Fonte: Vice
Posts de vítimas de novo golpe. Fonte: Vice

Como se proteger dos ataques

Para não ter suas contas de redes sociais hackeadas, é importante utilizar senhas seguras e únicas, além de usar autenticação de dois fatores. Bem como ter cuidado com malwares que possam roubá-las.

Embora estas pessoas tenham ajudado os golpistas, vale lembrar que a melhor escolha a ser feita é entrar em contato com a rede social em questão para reaver a sua conta. Além disso, também é válido reportar o caso para as autoridades locais.

Caso você veja um vídeo de um conhecido ou celebridade promovendo algum investimento suspeito, de forma pública ou por mensagem privada, é preciso ter bom senso. Afinal os golpistas vão pegar o seu dinheiro e desaparecer com ele.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Homem com capacete de alumínio chamando Bitcoin de Fake News

“Bitcoin é lixo, prefiro Shiba Inu e Dogecoin”, diz ex-político holandês

Para um ex-político holandês que ficou rico com Dogecoin, as criptomoedas inspiradas em cachorro DOGE e SHIBA são melhores que o Bitcoin. o Milionário...

Jack Dorsey abandona Twitter e agora pode se dedicar ao Bitcoin

Jack Dorsey, criador do Twitter, abandonou o cargo de diretor executivo da empresa nesta segunda-feira (29). Seu cargo será ocupado por Parag Agrawal que...

Iate virtual é vendido por R$ 3,7 milhões no Metaverso

O setor do Metaverso parece estar ganhando cada vez mais tração nos últimos dias, após a venda de um terreno por R$ 14 milhões...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias